05/10/2023 13h37 - Atualizado em 05/10/2023 14h46

‘Educação para as Relações Étnico Raciais’ é tema de formação para professores e pedagogos

A ação integra o eixo de trabalho “Fortalecimento da Aprendizagem”, que faz parte do Paes.

A Secretaria da Educação (Sedu) realizou, nessa terça-feira (03), mais uma formação destinada a professores e pedagogos dos anos iniciais do Ensino Fundamental das Redes Estadual e Municipal do Estado. A ação integra o eixo de trabalho “Fortalecimento da Aprendizagem”, que faz parte do Pacto pela Aprendizagem do Espírito Santo (Paes).

A formação foi conduzida pelo técnico da Gerência de Educação do Campo, Indígena e Quilombola (GECIQ), Jorge Vinícius Monteiro Vianna. Importantes reflexões sobre o movimento negro foram retratadas durante a formação, abordando a construção social de uma identidade negra positiva, fortalecida e proativa.

O palestrante também contextualizou sobre leis que garantem mais equidade no currículo escolar. “É preciso sensibilizar o combate a inúmeras formas de preconceito e discriminações raciais que podem se manifestar no ambiente escolar”, afirmou Jorge Vinícius Monteiro Vianna.

O percurso formativo visa contribuir para a prática docente dos professores por meio de formação continuada com temáticas alinhadas às políticas públicas, provocando reflexões sobre o cenário educacional e buscando estratégias para potencializar o ensino, contribuir para equidade na aprendizagem dos estudantes e promover a excelência na educação capixaba.

Paes

O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) é uma iniciativa do Governo do Estado, com o objetivo de fortalecer a aprendizagem das crianças desde a Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental, desenvolvida a partir do estabelecimento de regime de colaboração entre o Estado e as redes municipais de ensino.

Comunicação da Sedu
Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br  / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7705/ 3636-7706/ 3636-7707