Encontro de Astronomia amplia conhecimentos para alunos da Escola Elvira Barros em Afonso Cláudio
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Elvira Barrros, em Afonso Cláudio, encerrou, nesta sexta-feira (26), o Encontro de Astronomia, que foi realizado em parceria com o Núcleo de Astrofísica e Cosmologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Cosmo-Ufes). Desde essa quarta-feira (24), foram realizados seminários e oficinas com pesquisadores especialistas no assunto. Ainda durante o evento, foram promovidas atividades para a comunidade local, como o planetário móvel e a observação do céu durante a noite.
A professora de Ciências e responsável pelo projeto, Keila Camporês, destacou que essa foi uma oportunidade de mergulhar em um universo fascinante de estrelas, planetas, galáxias e muito mais. “É o momento perfeito para começar a jornada de descoberta. Para os entusiastas mais experientes, há sempre algo novo para aprender e explorar”, disse.
Keila Camporês destacou ainda que o objetivo é não apenas educar, mas, também inspirar. “Queremos despertar a curiosidade, abrir os olhos deles para a beleza do universo e, quem sabe, talvez até mesmo inspirar a próxima geração de cientistas e exploradores espaciais”, comentou.
O evento teve como finalidade fornecer informações sobre astronomia para o público em geral ou para grupos específicos, como estudantes ou profissionais da área, além de popularizar a astronomia e aumentar a conscientização sobre os avanços e descobertas recentes no campo, bem como motivar as pessoas a se interessarem pela astronomia e pela ciência em geral, incentivando a curiosidade.
Como resultado pedagógico, a professora Keila Camporês destaca a importância da aquisição de conhecimentos por parte dos participantes acerca de conceitos astronômicos, como sistema solar, estrelas, galáxias, cosmologia, entre outros. “Isso pode ser avaliado pela capacidade dos participantes de compreender e explicar esses conceitos após o evento. O resultado pedagógico de um encontro de astronomia está relacionado ao aprendizado, engajamento, retenção de informações, desenvolvimento de habilidades e inspiração dos participantes em relação ao tema”, destacou.
Ela ainda enfatizou que o encontro de astronomia ofereceu aos alunos a oportunidade de vivenciar a astronomia de forma prática, por meio da observação do céu com telescópios. Essa experiência, segundo a docente, pode ter um impacto significativo no aprendizado e no desenvolvimento dos alunos, como experiência prática e complementação do aprendizado teórico em sala de aula, permitindo que os alunos apliquem os conceitos que aprenderam em um ambiente real.
Um dos diferenciais do encontro de astronomia, de acordo com Keila Camporês, foi oferecer acesso a especialistas, oportunidades de observação do céu, atividades práticas, uma programação diversificada e a chance de se conectar com outros entusiastas da astronomia. “Esses elementos combinados criam uma experiência única e enriquecedora para os participantes”, completou.
“O encontro de astronomia realizado pela Cosmo-Ufes nos deu a oportunidade de aprender e aprofundar nos temas falados nos mini cursos, seminários, entre outras aulas disponíveis. O encontro foi muito interessante, os professores explicavam com clareza e eram bem objetivos. Portanto, haviam assuntos que nunca tínhamos discutido, pois, como consequência, tivemos dificuldades na compreensão em certos momentos. Em resumo, desenvolvemos muitos conhecimentos e apreciamos muito a oportunidade que nos proporcionaram”, disse o aluno Miguel Gabrech, do 9º ano do Ensino Fundamental.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707