16/08/2019 11h03

Encontro para pedagogos e professores de Língua Portuguesa em Linhares

Com o tema “Modalidades Organizativas do Trabalho Escolar”, o encontro foi realizado pela Superintendência Regional de Educação (SRE) do município.

A Superintendência Regional de Educação (SRE) de Linhares promoveu, nessa quinta-feira (15), seu segundo encontro formativo, que teve como público-alvo os pedagogos e professores da disciplina de Língua Portuguesa, que atuam na Rede Estadual dos municípios de Linhares, Aracruz, João Neiva, Ibiraçu, Rio Bananal e Sooretama.

A ação faz parte do Plano de Ação da Regional, com o objetivo de proporcionar aos profissionais uma reflexão e ampliação dos conhecimentos para a execução de boas práticas que levem os estudantes a um aprendizado mais significativo.

Com o tema “Modalidades Organizativas do Trabalho Escolar”, as supervisoras escolares Maria Davina Pandolfi Marques e Patrícia Flávia dos Santos Cau apresentaram para o grupo o projeto “O Quebra-Cabeça das Modalidades Organizativas no Processo de Aprendizagem do Estudante”, ressaltando as definições e especificidades de cada uma das modalidades organizativas.

Além da exposição dos conceitos, dos esquemas de atividade permanente, sequência didática, projeto didático e textos multimodais, os participantes participaram de dinâmica com análise dos textos dos autores Vinícius de Moraes, Gregório de Matos, Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira e Manoel de Barros.

A dinâmica proporcionou um momento de aperfeiçoamento das práticas, com foco na matriz de referência dos descritores em Língua Portuguesa. Na oportunidade, os professores de Língua Portuguesa da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Armando Barbosa Quitiba, de Sooretama, apresentaram uma boa prática envolvendo a temática do estudo.

Participaram do encontro, 116 profissionais da educação, dentre professores e pedagogos. Para a supervisora de Atividades Pedagógicas, Rita de Cássia Bonella de Oliveira, o encontro proporcionou reflexão significativa a respeito da importância da organização do trabalho escolar nos diversos componentes curriculares.

Para a professora Jucélia Gomes, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Regina Banhos Paixão, de Linhares, a formação Modalidades Organizativas do Trabalho Escolar foi muito proveitosa, com atividades dinâmicas que facilitaram a participação. “As facilitadoras estavam bem preparadas, os materiais utilizados contribuíram para o enriquecimento do uso das tecnologias e suas mudanças na prática pedagógica das modalidades da linguagem. As experiências trocadas com os colegas de profissão também foram positivas na formação, servindo de incentivo para que possamos desenvolver e colocar em prática em nossas escolas também”, disse a professora.

Informações à imprensa:
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata