19/10/2020 14h57

Entrega de kit de livros com personagem inspiradora encerra projeto ‘Jogo do Protagonismo’ em escola de Iúna

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Henrique Coutinho, de Iúna, encerrou o projeto “Jogo do Protagonismo”, na última quarta-feira (14). A aluna vencedora foi Nayara Oliveira, que recebeu um kit com dez livros que contam a história da Anne de Green Gables, personagem principal da série Anne With An E, e que serviu de inspiração para o projeto e para as aulas de Protagonismo.

Segundo o professor André Lobo, o jogo teve o objetivo de desenvolver com os estudantes o protagonismo em suas habilidades, entre elas a proatividade, e orientá-los para uma perspectiva clara sobre a atitude protagonista no dia a dia e na vida social, trabalhando aspectos como valores e competências, responsabilidade e autonomia, democracia, escuta ativa e participação nos processos de transformação do mundo.

“Cada um desses aspectos é desenvolvido em um roteiro de situações construído por meio de exemplos observados em personagens e pessoas reais, bem como nos próprios estudantes em suas relações. Nessas circunstâncias, o aluno é sempre convidado a tomar decisões que evidenciam ou não o desenvolvimento de certas habilidades. Para cada decisão tomada, baseada no conjunto de informações sobre a habilidade trabalhada, provenientes do texto e das experiências vivenciadas pelos estudantes, são distribuídos pontos. Ao final de cada etapa é possível observar como cada jogador se posicionou diante dos desafios e mensurar o nível de desenvolvimento”, explicou André Lobo.

Em termos técnicos, o jogo foi pensado e elaborado em forma de roteiro, em que as situações e os desafios foram adaptados ao ambiente do Google Forms podendo, assim, ser disponibilizado em formato impresso ou por dispositivo eletrônico.

“Enquanto professor, ressalto a felicidade de ter aproveitado este período atípico de pandemia, de forma em que eu pudesse encontrar tempo e inspiração para desenvolver o projeto, muito mais focado na elaboração do roteiro, das histórias e das situações, do que na parte técnica em si. Foi extremamente gratificante descobrir caminhos que esclarecessem como o desenvolvimento de habilidades deve ser trabalhado com os estudantes, observando a importância de se criar um ambiente próprio e motivador, para que os estudantes conseguissem vivenciar as situações que pedem dele decisões, posturas e atitudes”, disse o professor.

Convite da Sedu

O Jogo do Protagonismo foi um dos escolhidos para participar de um webinário promovido pela Sedu, que buscou compartilhar com a Rede práticas exitosas relacionadas às ações desenvolvidas com base na parte diversificada do currículo educacional.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706 / 7707 / 7888 / 99956-2479 / 99802-9043