22/04/2022 11h21 - Atualizado em 22/04/2022 15h37

Equipe da Sedu representa Espírito Santo em reunião de pactuação no Ceará

A reunião teve como propósito o compartilhamento de experiências exitosas do Ceará, no âmbito do Programa Mais Paic.

Uma equipe da Secretaria da Educação (Sedu) esteve no Estado do Ceará, nessa quarta-feira (20), representando o Espírito Santo, na reunião com a Coordenadoria de Cooperação com os Municípios para Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa (Copem), da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc). Também participaram da reunião representantes das Secretarias de Educação dos Estados de Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

A reunião teve como propósito o compartilhamento de experiências exitosas do Ceará, no âmbito do Programa Mais Paic, e a promoção de um debate entre os quatro estados presentes no encontro. Além da apresentação da estrutura organizacional da Secretaria Executiva, dos eixos de atuação, das políticas de incentivo e dos materiais produzidos e disponibilizados pelo Mais Paic, foram abordadas também as estratégias voltadas para a recomposição das aprendizagens dos estudantes, em função do contexto vivenciado pela pandemia.

Estiveram no encontro, representando a Sedu, o subsecretário de Estado de Planejamento e Avaliação da Sedu, Marcelo Lema, e o coordenador do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), Saulo Andreon. O encontro contou com a articulação da Associação Bem Comum, organização que desenvolve o Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc), que, inspirado na experiência cearense, apoia estados brasileiros na implementação de políticas que garantam a alfabetização na idade certa.

Também estavam presentes o coordenador do Alfabetiza Mato Grosso, Isaltino Barbosa; os coordenadores de Implementação da Parc (Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração), Graça Menezes, Valdizia Ribeiro, Anderson Araújo e Hernita Carmem; o secretário executivo de Cooperação com os Municípios da Seduc-CE, Márcio Brito; a coordenadora da Copem, Bruna Leão; a articuladora da Copem, Katiany Abreu; além de representantes das equipes técnicas desta Coordenadoria.

Márcio Brito reforçou pontos importantes do regime de colaboração, destacando o papel essencial das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) para o sucesso da parceria entre estado e municípios no Ceará. Falou, ainda, que o alinhamento das estratégias, o investimento e o compromisso com a educação são ações prioritárias no Ceará, o que se reflete nos resultados alcançados.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc).

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata