16/12/2021 19h01 - Atualizado em 17/12/2021 09h54

Escola da Serra incentiva escolha de profissão e promove formação de cidadania

A Escola Clotilde Rato é uma das unidades de ensino da Rede Estadual que pode ser escolhida pelo aluno durante a pré-matrícula da Chamada Pública.

Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Clotilde Rato, localizada no bairro de Fátima, na Serra, encerraram o ano letivo de 2021 com o pensamento voltado para a profissão que querem seguir após a conclusão do Ensino Médio. Em 2022, o projeto “O Futuro que eu quero”, que leva orientações sobre o mercado de trabalho para os alunos, continua, inclusive com a Feira das Profissões.

Recentemente, estiveram na unidade de ensino profissionais de diversas áreas, como engenheiro, enfermeira, empreendedores, psicóloga, profissional da área de Química e Ciências Biológicas, que participaram de rodas de conversas com os estudantes. Durante a Feira das Profissões, que é realizada anualmente na escola, eles apresentaram um pouco de sua trajetória profissional e auxiliaram os alunos quanto às suas respectivas áreas de atuação.

“Esse é um projeto que trabalha com a preparação para o mercado de trabalho. Também atuamos no acolhimento dos alunos. Nossas equipes de professores, técnica e administrativa trabalham as relações sócio emocionais e a importância da afetividade para o processo do ensino pedagógico. Desde 2018, a escola trabalha priorizando esse foco e tem auxiliado muito no perfil das relações que são estabelecidas na escola”, disse diretora da escola, Mara Hombre Mulinari

Além do projeto o “Futuro que eu quero”, a escola também desenvolve aulas do projeto de vida que trabalham com a formação da cidadania e afetividade. “Nesse contexto, é promovido o Festival do Afeto e uma feira com diversas oficinas na escola, incluindo a participação de alunos, servidores e convidados. Nessas oficinas há troca de experiências e demonstração de diversas habilidades”, afirmou a diretora.

Chamada Pública Escolar

Quem ainda não escolheu a escola que pretende estudar em 2022 está aí uma das opções de unidades de ensino da Rede Estadual. No ato da pré-matrícula o aluno pode escolher até três opções de escolas de sua região. Continua aberto o período da pré-matrícula, etapa da Chamada Pública Escolar 2022 que é destinada aos estudantes que ainda não são da Rede e que desejam entrar para uma das escolas estaduais.

Quem tiver interesse em uma vaga tem até o dia 22 de dezembro para fazer o cadastro pelo site da Secretaria da Educação (Sedu). É necessário acessar o site da Sedu e fazer cadastro no Sistema Estadual de Gestão Escolar (Seges): CLIQUE AQUI

Os estudantes que ingressarão na 1ª série do Ensino Médio, devem selecionar o Itinerário Formativo que mais se adequa ao seu perfil individual. Para mais informações sobre esta novidade e ajuda na escolha, confira o 'Guia para sua Jornada no Novo Ensino Médio Capixaba'.

Informações para o cadastro no Seges:

- Certifique-se que o seu endereço está correto, pois é um critério importante para a alocação na escola desejada;

- O estudante que mora na Grande Vitória pode apontar até 3 (três) opções de escolas. Isto aumenta as chances de conseguir a vaga em uma de suas preferências;

- Após a requisição da Pré-Matrícula, o Sistema gera um documento comprovante com o número de protocolo da solicitação. É necessário guardar esse documento, e registrar o número de protocolo, importante para acesso no futuro, caso necessário.

Pode participar da Pré-Matrícula o estudante que:

- Está matriculado em escola da Rede Municipal, Federal ou Privada, e deseja vaga na Rede Estadual;

- Que não esteja matriculado em nenhuma unidade escolar;

- Perdeu o prazo ou não solicitou a rematrícula ou a transferência interna;

- Solicitou rematrícula ou transferência interna, mas deseja se matricular em escola diferente. A solicitação de pré-matrícula cancela a solicitação realizada anteriormente.

Em caso de dúvida: entrar em contato com a Superintendência Regional de Educação (SRE) que atende o seu município. CLIQUE AQUI e veja os contatos.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata