Escola da Serra promove projeto ‘Jovens Acolhedores em Escola Regular’
Os estudantes participaram de comissões que administravam atividades, como esporte, música, sonoplastia, eventos e cultura.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Vila Nova de Colares, localizada no município da Serra, realizou atividades por meio do projeto “Jovens Acolhedores em Escola Regular”, que faz parte do Plano de Ação da escola. O objetivo foi desenvolver o protagonismo juvenil, por meio da participação dos estudantes nas atividades escolares, desenvolvendo autonomia, solidariedade e competências.
Durante o projeto, os alunos fizeram parte de comissões que administraram atividades de esportes, possibilitando ofertar modalidades esportivas nos intervalos do recreio; de música e sonoplastia, com a rádio “Fala Nossa”, que oferece um ambiente mais juvenil e agradável; e de eventos e cultura, entre outras comissões. Todas essas comissões, escalas e organizações de trabalho foram desenvolvidas pelos próprios acolhedores.
“Tive a experiência com ‘Jovens Acolhedores’ na escola de tempo integral e vi o potencial dos alunos em participar dessa ação, que, inclusive, contei com total apoio da gestão, visto que já era um projeto da escola dar mais espaço para nossos estudantes desenvolverem atividades e participarem mais de perto das ações desenvolvidas em nossa escola”, disse a professora de Educação Física Katiuscia de Almeida Tosta Ramos.
“Depois que me tornei ‘Jovem Acolhedor’, desenvolvi mais responsabilidade com os estudos e isso refletiu muito na minha casa e com minha família. Tenho mais compromisso com minhas atividades. Gosto muito de ajudar na escola e ser acolhedor me fez sentir parte importante na escola”, disse o aluno da 3ª série do Ensino Médio, Igor Pereira Da Silva Santos.
Texto: Thiago Mozzer
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706