25/10/2023 10h30

Escola da Serra realiza projetos sobre ‘Leitura’ e ‘Geometria’

As atividades foram realizadas pela Escola Clóvis Borges Miguel.

A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Clóvis Borges Miguel, localizada no município da Serra, promoveu os projetos “Semana de Incentivo à Leitura: Um livro na mão, uma música na cabeça” e “Café Geométrico: Uma delícia de conhecimentos”.

Por meio do projeto de leitura, os estudantes puderam participar de um debate literário e musical, tendo como inspiração a obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. O bate-papo foi descontraído, com muitas opiniões acerca dessa clássica obra da literatura brasileira. Além disso, foi destacada a importância da leitura para o processo de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento intelectual, para a autonomia e para o protagonismo de cada jovem, colaborando, assim, para a construção de seus projetos de vida.

Um dos grupos de estudantes presentes realizaram uma apresentação musical inspirada na obra de Machado de Assis, e escolheram a canção “Last Day on Earth”, de Tai Verdes, para ilustrar as reflexões sobre o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, já que a música expressa o último dia na Terra de um homem.

Por meio do projeto sobre geometria, os alunos participaram de atividades por meio de cálculos, medidas, receitas, pesquisas geográficas e históricas. O projeto multidisciplinar abrangeu os componentes curriculares Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia e Educação Física, que se uniram para ampliar o conhecimento dos estudantes por meio de diferentes contextos.

O ponto de partida foi a escolha dos elementos geométricos, que fizeram parte de cada experimento. Cubos, cones, pirâmides, esferas, cilindros e paralelepípedos foram as inspirações que culminaram em criativas formas de bolos e tortas. O grupo que optasse por fazer uma torta salgada em formato de paralelepípedo, além de interpretar a receita para produzi-la, deveria calcular o peso, as calorias por pedaço, descrever os ingredientes, fazer um estudo agrícola e da pecuária originária de cada produto, além de um levantamento histórico de monumentos, cujo o formato equivalesse à forma geométrica escolhida.

Segundo a professora Daniela Delpupo, essa experiência pedagógica proporcionou para os estudantes um conhecimento embasado pelos pilares educacionais, além de firmar-se em uma metodologia ativa que prioriza o espírito colaborativo. “Foi uma riqueza de aprendizados e vivências que se consolidaram na atuação de protagonismo de cada estudante e, evidentemente, após tanta pesquisa, investigação, organização e exposição científica de cada grupo, os trabalhos foram encerrados com a degustação geométrica e deliciosa preparada pelos estudantes”, disse a professora.

Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br  / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7705/ 3636-7706/ 3636-7707

Sugestões de pauta:
Enviar para o e-mail pauta@sedu.es.gov.br 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI