30/09/2025 12h27

Escola de Alfredo Chaves realiza atividades com a temática ‘Setembro Verde’

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Camila Motta, localizada em Alfredo Chaves, promoveu, entre os dias 23 e 26 de setembro, uma série de atividades com a temática “Setembro Verde”, mês dedicado à conscientização sobre a inclusão das pessoas com deficiência.

A programação foi organizada pelos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para o respeito às diferenças. Entre as ações, houve momentos de acolhimento, rodas de conversa e uma trilha silenciosa, na qual os estudantes foram convidados a refletir sobre as dificuldades de comunicação ao interpretar cartazes.

O encerramento contou com a proposta “Sentir para Incluir”, realizada em uma Sala Sensorial. A experiência permitiu aos alunos se colocarem no lugar de pessoas com deficiência, vivenciando, ainda que por instantes, desafios enfrentados no cotidiano.

Segundo a equipe da Educação Especial, composta pelas professoras Josenir Rigotti, Sílvia Costa e Gabriela Tose, com apoio das cuidadoras Márcia Bonela, Valdirene Bianchi e Mirian Peixoto, a iniciativa buscou promover não apenas informação, mas experiências capazes de gerar empatia.

Para a professora Josenir, o momento foi marcante. “Quando o estudante se coloca no lugar do outro, ele compreende que a inclusão não é apenas um conceito, mas uma atitude diária. Esse é o maior aprendizado que buscamos transmitir”, afirma.

A estudante Maria Eduarda Machado da Silva, destacou a importância da vivência. “Foi uma experiência única. Pude perceber como pequenas situações podem se tornar grandes desafios para quem tem uma deficiência. Isso me fez entender melhor o valor da empatia e do respeito no nosso dia a dia”, disse.

O diretor da escola, Felipe De Nadai, destacou a relevância do projeto para toda a comunidade escolar. “Nosso compromisso é formar cidadãos conscientes e sensíveis às necessidades do próximo. O Setembro Verde reforça que a inclusão se constrói com atitudes, e esse movimento precisa estar presente em cada espaço da escola.”

 

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