Escola de Baixo Guandu trabalha sequência didática sobre bullying
A temática foi desenvolvida em atividades que estimulam os alunos, como exibição de filmes; estudo de enredo; criação de banners e produção de desenhos livres.
Valores como amizade, respeito, família, amor, criatividade e coragem foram os pilares da sequência didática realizada com os alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Dr Jones dos Santos Neves, de Baixo Guandu. O intuito foi partir da reflexão para promover mudança de comportamento e combate ao bullying.
O idealizador do projeto foi o professor de Língua Portuguesa, Bruno Henrique Castro de Sousa, que explicou a ação. “A motivação veio, inicialmente, do calendário letivo da Sedu, que orienta o trabalho com esse tema integrador”, contou o educador.
Participaram os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Para contribuir com a reflexão sobre a temática foram desenvolvidas atividades que estimulassem os alunos a pensarem e se conscientizarem, como exibição de filmes; estudo de enredo; criação de banners e produção de desenhos livres.
“Acreditamos que toda reflexão pode promover mudança de comportamento. É nesse sentido que a sequência contribuiu para o meio em que vivem nossos alunos, não somente na escola, mas também em casa e em outros ambientes sociais. O trabalho com essa temática contribui ainda para o aluno converse sobre as dificuldades com um adulto de confiança. E talvez a maior contribuição seja a sensibilidade de ajudar o agredido, que geralmente se isola, se afasta dos grupos e se sente coagido. Os alunos entenderam que é necessário se colocar no lugar do outro, respeitar e oferecer ajuda nesses momentos de comportamento agressivo”, explicou Bruno Henrique Castro de Sousa.
Texto: Soraia Camata
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br