03/12/2024 11h20

Escola de Barra de São Francisco promove ‘Dia D ProERER na Escola’

Ação teve como objetivo promover diversas práticas relacionadas à Educação para as Relações Étnico-Raciais.

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) João XXIII, localizado em Barra de São Francisco, promoveu, na última terça-feira (26), o “Dia D ProERER na Escola”, uma ação educativa com foco na valorização das relações étnico-raciais, envolvendo alunos, professores e a comunidade escolar em atividades reflexivas.

Inspirado no conceito de interdisciplinaridade, o evento trouxe uma programação diversificada, destacando práticas ativas e tecnológicas. Pela manhã, o acolhimento ocorreu com todos os professores na entrada da escola, seguido pela exibição do documentário “Resistência Negra”, abordando temas como autodeclaração racial e racismo estrutural. À tarde, oficinas, debates e atividades práticas incentivaram o aprendizado, com o uso de plataformas como Kahoot!, Wordwall, Canva e Padlet para discussões e criações sobre a história e cultura afro-brasileira.

Além do uso de tecnologia, práticas desplugadas enriqueceram o evento, incluindo oficinas de capoeira, produções artísticas e a confecção de lapbooks sobre o papel da mulher negra na sociedade. “O Dia D foi um verdadeiro marco de reflexão e ação em torno da promoção da igualdade racial e do respeito às diversidades étnico-culturais”, destacou a pedagoga da escola, Yarla de Souza Silva.

A coordenadora pedagógica Silvânia Ferreira de Almeida também ressaltou o impacto positivo do evento: “A presença dos estudantes foi incentivada pela variedade de práticas planejadas pelos professores, e o propósito de valorizar a cultura e a pessoa negra ressignificou os objetos de conhecimento dos componentes curriculares.”

O projeto busca ainda combater a ausência de autodeclarações raciais entre os estudantes, promovendo um ambiente escolar mais inclusivo e representativo. Com isso, a escola espera que essa ação seja um ponto de partida para um futuro mais justo e equitativo, alinhando-se a uma educação antirracista e transformadora.

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