06/05/2024 13h43

Escola de Barra de São Francisco promove metodologia que une tecnologia e competição no Ensino Inclusivo

Objetivo da ação foi promover aprendizagem a partir da colaboração em jogos que adaptam o currículo da série e abordam temas de interesse.


O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) João XXIII, localizado em Barra de São Francisco, desenvolveu junto ao núcleo de Atendimento Educacional Especializado (AEE) uma atividade que contemplou metodologias ativas durante uma competição entre os alunos das primeiras séries. O objetivo da ação foi promover aprendizagem a partir da colaboração de estudantes de turmas diferentes em jogos que adaptam o currículo da série e abordam temas de interesse.


A atividade, direcionada pela professora Poliane Theodoro da Silva, ocorreu na segunda quinzena de abril e reuniu educandos de três turmas, que foram divididos em duplas. Foram utilizados recursos tecnológicos, como tablets e lousa interativa, para competir em um jogo de perguntas e respostas sobre gêneros literários. Durante o desafio, o ranking das duplas foi projetado na parede da sala, motivando-as na participação e competitividade.


De acordo com a professora idealizadora, considerando as especificidades de cada aluno, decorrentes de deficiências e/ou transtorno global do desenvolvimento, e as dificuldades apresentadas durante atividades mais tradicionais, a metodologia de Aprendizagem Colaborativa adotada incentivou o diálogo entre os pares e encorajou os alunos a expressarem seus conhecimentos, dificuldades e frustrações, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico.


"Esta é a primeira vez que temos tantos alunos de uma mesma série frequentando o atendimento na sala de recursos, o que nos trouxe a possibilidade de fazer algo que os incentiva a trabalhar em equipe e promove a aprendizagem com colegas que não fazem parte do seu convívio diário", pontuou a professora Poliane Silva.


Os alunos também aprovaram a competição. O estudante Daniel Brito Medeiros disse que gostou do tema escolhido para as perguntas. "Consegui desenvolver bem a dinâmica, apropriando do conteúdo trabalhado com a maior satisfação, pois a minha dupla ganhou todas as partidas do jogo”, comemorou.


Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI