20/08/2024 11h39

Escola de Cariacica implementa desafios e jogos para revisar conteúdo de Língua Portuguesa

O projeto de gamificação buscou aumentar o engajamento dos alunos para tornar o aprendizado mais atraente e eficaz.

Com o intuito de preparar os estudantes para a Avaliação de Monitoramento da Aprendizagem (AMA), a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, certificada como Escola do Futuro e localizada na cidade de Cariacica, realizou, durante a primeira semana do mês de agosto, um quiz interativo para revisar o conteúdo de Língua Portuguesa.

O projeto de gamificação buscou, por meio de uma abordagem lúdica e motivadora, aumentar o engajamento dos alunos, utilizando jogos de celular para tornar o aprendizado mais atraente e eficaz.

A professora de Língua Portuguesa Millena Grijó Moreira ressaltou que a proposta incluiu a criação de jogos acessíveis por QR Codes espalhados pela escola, desafiando os alunos a resolverem enigmas diários e permitindo também a participação fora do horário escolar, o que contribuiu para uma preparação mais flexível e eficiente.

"Com essa abordagem, os alunos não apenas participam ativamente dos jogos e competem com seus colegas, mas também revisam os descritores abordados durante o trimestre e se preparam de forma eficaz para a prova. Está sendo incrível observar o empenho dos alunos para alcançar uma maior pontuação, enquanto, ao mesmo tempo, aprimoram os conteúdos nas atividades propostas nos quizzes", destacou a professora Millena Grijó Moreira.

O estudante Ycaro Sarmento Ribeiro comentou que, além da competição, a dinâmica está favorecendo a união dos alunos. "Realmente estávamos aprendendo sobre o assunto. O quiz se mostrou um jeito novo de aprender, abordando o conteúdo de uma forma diferente. Está sendo muito legal, pois conseguimos aprender e, ao mesmo tempo, nos divertir. Isso é maravilhoso!", disse o jovem.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br