Escola de Cariacica promove aula inclusiva com foco em arte e empatia
.jpeg?v=638911133169859800)
As ações foram planejadas de forma cuidadosa, considerando as especificidades de cada estudante, com apoio das cuidadoras, adaptações curriculares e acompanhamento da equipe do AEE.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Hosana Salles, localizada em Cariacica, realizou uma iniciativa pedagógica inclusiva que uniu arte, empatia e inovação. A proposta foi fundamentada nos estudos das linguagens artísticas e utilizou a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, envolvendo os estudantes na criação de atividades práticas voltadas para alunas do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
As ações foram planejadas de forma cuidadosa, considerando as especificidades de cada estudante, com apoio das cuidadoras, adaptações curriculares e acompanhamento da equipe do AEE. As atividades contemplaram os subcomponentes da Arte — Artes Visuais, Música, Dança, Teatro e Audiovisual — e foram elaboradas com base nas características individuais das alunas participantes.
Na pintura em tela, por exemplo, a estudante Izabely Vargas pôde explorar sua paixão por colorir; nas propostas de Música e Dança, a estudante Ana Clara dos Santos demonstrou entusiasmo e alegria; já Bethania Tirello se envolveu com as animações apresentadas na atividade de Audiovisual. Todas as alunas participaram ainda das encenações teatrais, que proporcionaram momentos de interação e encantamento.
Para os estudantes envolvidos, a experiência foi enriquecedora. Joana Darc, integrante do grupo de Artes Visuais, destacou: “Foi algo totalmente diferente, uma vivência única que estreitou o contato e trouxe um aprendizado para a vida.”
Já Joice Soares, do grupo de Teatro, ressaltou a importância da inclusão: “Achei a proposta interessante. Antes, observava as alunas isoladas, mas com essas atividades houve envolvimento de todos os estudantes nas práticas artísticas.”
O professor responsável pela iniciativa, Maxwell Silva, ressaltou que a abordagem metodológica ativa não apenas promoveu a inclusão, mas também proporcionou um aprendizado profundo e transformador: “É essencial que a educação nos ofereça oportunidades de desenvolver respeito, empatia e atenção ao próximo. Este projeto foi um saber desmedido para a vida”.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707