17/06/2021 15h24 - Atualizado em 17/06/2021 16h21

Escola de Cariacica promove ‘Momentos de Diálogos’ para desenvolver senso crítico dos estudantes

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, de Cariacica, realizou, na última quarta-feira (09), em parceria com as escolas EEEFM Eurico de Aguiar Salles e EEEFM Alfredo Lemos, ambas localizadas no município de Itaguaçu, o terceiro encontro da atividade “Momentos de Diálogos”, que recebeu a psicóloga Maitê Hammoud para debater o tema “Adolescência: autocuidado e autoconhecimento na prevenção da saúde física e mental”.

O projeto vem sendo desenvolvido pelo professor José Paulo Nascimento, por meio da disciplina de Estudo Orientado, e tem por finalidade possibilitar aos sujeitos em formação versar sobre temas relevantes à formação e construção de identidades, bem como para o desenvolvimento do senso crítico, ao mesmo tempo em que permite compreender um pouco mais a respeito do cotidiano da profissão dos convidados, o que colabora com a questão vocacional.

Outro grande feito do projeto é o trabalho desenvolvido em parceria com outras unidades da Rede Estadual, o que tem proporcionado a um número maior de educandos acessar o conhecimento que está sendo disponibilizado por meio das lives.

O projeto tem suscitado diversas reflexões que geram aprendizados essenciais para, inclusive, fundamentar bem o aprendizado cognitivo. Segundo a psicóloga Rosely Sayão, o básico da escola é a socialização, o encontro dos pares, o diálogo entre as diversidades — jovens diferentes, de famílias diferentes, com arranjos de familiares diferentes —, o que ocasiona curiosidades e, portanto, a aprendizagem. Ela acrescentou também que o grande aprendizado é aquele que resulta da colaboração entre as pessoas”.

Na live, a convidada Maitê Hammoud explanou sobre o conceito de saúde, explicando que ele é muito mais abrangente do que nossa compreensão, pois abarca um completo estado de bem-estar físico, mental e social. Dessa forma, merece atenção em todas as vertentes. A psicóloga abordou assuntos, como os transtornos de depressão e ansiedade, ressaltando a importância da família e da escola de ficarem atentas aos sinais que os jovens apresentam e, ao detectá-los, fazerem o encaminhamento para um profissional habilitado para tratar desses transtornos. Ela também tratou do tema do suicídio e automutilação, fenômenos recorrentes e crescentes entre os jovens em todo o mundo, além de responder as questões suscitadas pelos alunos, professores e pais.

Já fizeram parte do projeto a agente da Polícia Rodoviária Federal, assistente social, criminologista, escritora e roteirista Ilana Casoy.

Confira a programação de lives:

17/06 (quinta-feira) – Nany People (atriz e humorista);
25/06 (sexta-feira) – Monja Coen (Monja Zen Budista);
28/06 (segunda-feira) – Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Roselane Costella.


O link para participar das lives é disponibilizado nos canais da escola:

Instagram (@escolahunney)

Facebook (https://www.facebook.com/escolahunney)

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI