14/06/2019 15h14

Escola de Colatina insere artigos científicos em aulas de Biologia

Objetivo é introduzir a leitura científica no cotidiano dos estudantes.

A Escola de Tempo Integral Conde de Linhares, em Colatina, inseriu a discussão de artigos científicos nas aulas de Biologia. Os estudantes da 1ª série do Ensino Médio debateram a temática “Falsos Saudáveis”.

A professora Monique Perini, informou que termos como ‘diet’, ‘light’ e ‘zero’, são encontrados em produtos nas prateleiras de supermercados e estão presentes no dia a dia dos estudantes, por isso a importância de saber identifica-los. “Nem sempre sabemos diferenciá-los. Utilizar resultados concretos de pesquisas científicas embasam ainda mais esse tipo de discussão.”

“Sabia que existem muitos pesquisadores no Brasil, mas não sabia que era tão fácil ter acesso ao trabalho deles. Ver esses resultados, me faz acreditar que realmente alguns alimentos são muito prejudiciais à saúde e isso não está estampado nas propagandas”, disse a aluna Rayssa Gabrielly Xavier Silva.

“Um pesquisador dedica anos em uma tese que, por vezes, não ultrapassa os limites do laboratório embora tenha sido publicada em revista conceituada. A desvalorização desse profissional pode estar ligada a falta de incentivo a este tipo de leitura. Meu objetivo é introduzir no cotidiano dos meus alunos a leitura e interpretação de artigos científicos, formando cidadãos pensantes”, afirmou a professora.

Texto: Soraia Camata

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI