23/11/2020 09h39 - Atualizado em 23/11/2020 16h39

Escola de Colatina movimenta Semana da Consciência Negra com live internacional

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Conde de Linhares, localizado em Colatina, promoveu uma live internacional em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado na última sexta-feira (20), com a participação da mestre em Direitos Humanos Beatriz Cruzio, uma colatinense que reside em Moçambique e que milita e estuda particularidades do tema.

Organizado pela Área de Conhecimento em Ciências Humanas, o momento de reflexão, realizado na plataforma Google Meet, teve como temática “Aspectos culturais da África e tribalismo: a visão do negro com relação a outro negro”. A palestrante destacou aspectos econômicos, políticos, culturais e sociais, além de nuances de seu cotidiano em meio à realidade do país em que vive.

Segundo a estudante da 3ª série Julia Gonçalves, “a palestra destacou a cultura africana e deu a oportunidade de abranger o conhecimento sobre o Dia da Consciência Negra, uma data importantíssima para toda a nação brasileira, em que compreendemos as lutas dos negros no passado e as desigualdades que, infelizmente, eles ainda sofrem no Brasil e no mundo”, disse a aluna.

A ação foi organizada pelos professores Gleidson Margotto, Elaine Acácio e Claudio Paiva. “Momentos como esse proporcionam e aquecem os diálogos acerca da tolerância, respeito e justiça social relacionados à questão racial, que demanda tanto debate e aprofundamento em nosso fazer pedagógico”, destacou o professor Gleidson Margotto.

Informação à Imprensa:
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br / sccanal@sedu.es.gov.br