Escola de Colatina une matemática e futebol para reforçar aprendizagem sobre cálculo
O projeto “Torcedor Matemático” estimula os alunos a calcular percentual e desempenho dos times no Campeonato Brasileiro.
Para dinamizar e atrair os estudantes ao conteúdo pedagógico das aulas de Matemática, a Escola de Tempo Integral Conde de Linhares, em Colatina, une futebol, cálculos e recursos digitais através do projeto “Torcedor Matemático”.
O professor Patrick José Redighieri destacou como as atividades são realizadas. “Eu oriento a formulação da classificação do Campeonato Brasileiro de forma que os estudantes possam estipular metas de pontuação baseada na média de pontos obtidos pelos campeões e times rebaixados nas três últimas edições do campeonato”, explicou.
A cada rodada, os estudantes têm a possiblidade de acompanhar e comparar os resultados reais com os palpites da simulação, realizando cálculos de probabilidade e porcentagem baseados no aproveitamento dos times.
A atividade tem como forma de interação um “bolão virtual”, com pontuação específica para diferentes critérios pré-estabelecidos e resultados divulgados semanalmente nas redes socais da escola.
Ainda de acordo com o professor, “a ideia surgiu para aliar a paixão pela matemática e pelo futebol, criando uma forma divertida de realizar cálculos de probabilidade simples, porcentagem e divisão. Assim, os estudantes ficam estimulados a calcular os resultados para acompanhar seu desempenho no bolão e na classificação planejada”, disse.
O estudante Natan de Souza Guimarães, da 1ª série do Ensino Médio, é um dos entusiasmados com a ideia. Ele destaca como aumentou o seu interesse pelo conteúdo de cálculo durante as aulas.
“O fato de muitos alunos torcerem por diversos times tornou o projeto muito interessante e a organização nos fez raciocinar melhor sobre as formas de identificar o uso da Matemática no cotidiano”, afirmou.
Texto: Soraia Camata
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