28/03/2023 15h45

Escola de Dores do Rio Preto usa realidade aumentada para explicar relevos geográficos

Os estudantes têm se beneficiado com a utilização da tecnologia de realidade aumentada para visualizar conceitos teórico.

 

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) São José, localizada no município de Dores do Rio Preto, os estudantes utilizam a tecnologia de realidade aumentada (IA) para visualizar conceitos teóricos de curvas de níveis na elaboração da topografia, na disciplina de Geografia, mesmo dentro do laboratório de informática.

Com auxílio do aplicativo chamado LandscapAR, os alunos esboçaram pequenas linhas de elevação em uma folha de papel A4 e o programa realiza a leitura das linhas em forma de uma paisagem de ilha 3D utilizando realidade virtual.

O professor responsável pela inovação, Marcelo Henrique de Souza, contou que deve manter o projeto ao longo do ano. “Busco inserir as ferramentas digitais no estudo de Geografia, fortalecendo a prática e a cultura digital. O próximo conteúdo a ser trabalhado utilizando a realidade virtual é o sistema solar”, contou.

Já o estudante Herick Amaral confessou nunca ter visto algo neste sentido e lembrou ainda da importância de se conciliar teoria e prática para o fortalecimento do ensino-aprendizagem. “Fiquei deslumbrado com a geotecnologia para a representação do relevo”, disse.

 

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