Escola de Fundão realiza exposição ‘Étnico-Científica’
Os alunos produziram cartazes e confeccionaram pirâmides simulando o antigo Egito.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Maria da Paz Pimentel, localizada no município de Fundão, realizou, nessa terça-feira (25), a exposição “Étnico-Científico”. O objetivo da ação foi incentivar e mostrar aos estudantes as contribuições que as civilizações africanas deixaram para a humanidade.
Durante o projeto, os estudantes pesquisaram em sala de aula, na disciplina de Ciências, sobre os feitos dos povos afrocentrados na engenharia e também pesquisaram o que os pensadores da Grécia antiga aprenderam durante as viagens ao Egito. Com as informações pesquisadas, os alunos produziram cartazes e confeccionaram pirâmides em alusão ao antigo Egito, com a apresentação dos temas para a exposição.
Já na disciplina de Matemática, os estudantes levantaram dados e estatísticas sobre a realidade social brasileira e as oportunidades dos negros na Educação Básica e Superior. Descobriram também que as contribuições africanas nas áreas da geometria, aritmética e álgebra, com a produção de formas geométricas, têm uma padronização de estamparias africanas. Com isso, os educandos desenvolveram jogos matemáticos africanos com a exposição e a apresentação das regras.
A professora de Matemática Heloisa Bimbato destacou que o evento escolar conseguiu contribuir e passar o conhecimento para os alunos sobre a desigualdade racial. “Os alunos compreenderam que em todas as áreas do conhecimento encontramos negros que contribuíram para a pesquisa e o desenvolvimento da matemática, física, química e biologia”, acrescentou.
“Trabalhar com esses temas é muito importante para que ninguém esqueça da luta e das contribuições dos negros, principalmente das mulheres, para a ciências”, disse a estudante da 2ª série do Ensino Médio, Luzislainy Mandelli.
Texto: Thiago Mozzer
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888