Escola de Guarapari realiza aula de campo em cidades de Minas Gerais
Estudantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras em que foram contadas as histórias das cidades e de cada local visitado.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Lyra Ribeiro dos Santos, situada em Guarapari, realizou, na última sexta-feira (22), uma pesquisa de campo nas cidades de Ouro Preto e Mariana. O objetivo da ação foi promover o conhecimento e o desenvolvimento educacional, histórico, científico, artístico e cultural dos estudantes.
Ao longo da visita, os alunos tiveram a oportunidade de assistir a palestras em que foram contadas as histórias das cidades e de cada local visitado, bem como das igrejas, museus e minas. Durante as explicações, guias turísticos reforçaram com os alunos a importância de preservar a estrutura da arquitetura local para a compreensão e a promoção da história dessas localidades.
“A pesquisa de campo foi muito importante para desenvolver nos alunos o conhecimento prático sobre a sociedade mineradora no Brasil Colonial, a importância do Barroco como manifestação artística, além de destacar a contribuição do ouro para o crescimento da sociedade brasileira”, destacou a professora de História Kelen Regina da Costa Silva.
“Aprender história nesse lugar foi maravilhoso, principalmente sobre o período da mineração, as senzalas, a questão de como os escravos viviam e a contribuição do Barroco”, disse a estudante Jacilane da Matta Porto, da 3ª série do Ensino Médio.
Texto: Thiago Mozzer
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7705/ 3636-7706/ 3636-7707