11/12/2023 11h37

Escola de Guarapari realiza campeonato de lançamento de foguetes

O projeto promoveu o debate multidisciplinar com o intuito de despertar o interesse dos alunos por áreas, como astronáutica, astronomia e ciências afins.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Manoel Rozindo da Silva, localizada em Guarapari, promoveu, no dia 30 de novembro, a “I Mostra de Foguetes”. A ação buscou enfatizar o compromisso da escola em oferecer experiências educacionais inovadoras e inspiradoras aos alunos, destacando a importância da abordagem prática e interdisciplinar no ensino.

O projeto, que teve início no terceiro trimestre de 2023, sob a orientação do professor de Física Aloisio de Sousa Oliveira, promoveu o debate multidisciplinar, explorando conceitos de física, matemática, química e biologia, com o intuito de despertar o interesse dos alunos por áreas, como astronáutica, astronomia e ciências afins, difundindo conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa.

Durante o evento de encerramento, realizado fora da unidade escolar, os estudantes interessados puderam aplicar os conhecimentos adquiridos para a construção de protótipos de foguetes utilizando materiais recicláveis e, após isso, participar de uma competição de distância percorrida.

Aloisio de Sousa Oliveira destacou notar o aumento gradativo do interesse dos jovens pela ciência ao longo das aulas. “Os lançamentos simultâneos proporcionaram momentos de entusiasmo e celebração, transformando cada foguete lançado em uma conquista tão efusiva quanto um gol em um campeonato de futebol”, disse o professor.

Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri

iclsmiguez@sedu.es.gov.br  / gardicon@sedu.es.gov.br