28/08/2020 13h44 - Atualizado em 28/08/2020 13h46

Escola de Itarana atua na construção de saberes e vínculos em meio à pandemia

Segundo a diretora Luzineti Marquez Coan, a escola está chegando a quase 100% de atendimento aos estudantes.

Em tempos de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) é fundamental a organização do trabalho e do atendimento aos alunos de forma estruturada, criando uma rotina e vínculos que auxiliem o desenvolvimento das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) e façam com que os alunos construam novos saberes. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Alto Jatibocas, em Itarana, organizou primeiro as planilhas de atendimento aos alunos, como receberiam as atividades e depois como elas aconteceriam. Em seguida, o desenvolvimento e as devolutivas.

Os alunos da escola recebem um caderno semanal com atividades tanto no WhatsApp quanto no Aplicativo EscoLAR, que são atividades, quase sempre, interdisciplinares por área de conhecimento. Esse caderno em PDF tem os conteúdos distribuídos em rodízio semanal de atividades: uma área trabalha o conteúdo com leitura e exposição, a outra área com atividades no Google Forms e a outra com exercícios dos conteúdos.

Como nas aulas presenciais, há alunos que precisam de um material diferenciado para estarem inseridos com equidade, um caderno especial. Os alunos dos anos iniciais têm um caderno em forma de sequência didática. Os alunos da Educação Especial também têm o atendimento diferenciado e orientado pela professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Há na escola os alunos que não conseguem realizar as atividades por meios das ferramentas digitais. Esses alunos são atendidos com uma organização no livro didático. Os professores preparam o material orientador semanalmente. Essa organização para o livro tem por base os conteúdos dos cadernos, mas com uma orientação para quem não tem acesso à internet.

A Avaliação Diagnóstica 2 foi formulada no Google Forms e, antes da aplicação, os alunos fizeram uma revisão dos conteúdos desenvolvidos nesse ano, por meio de um caderno diferenciado e das orientações de revisão no Livro Didático.

A diretora Luzineti Marquez Coan disse que esse conjunto de material ofertado pela unidade e devolvido pelos estudantes aponta para uma conexão entre família e escola. “Passamos por muitas dificuldades como em sala de aula: o convencimento diário do aluno, a falta de reciprocidade e a compreensão de alguns. Cada um com sua individualidade entende o momento e as APNPs com um olhar singular, mas, acima do tudo, temos o comprometimento da escola e das famílias”, afirmou a diretora.

Ainda segundo a diretora Luzineti Coan, a escola está chegando a quase que 100% de atendimento, devido ao comprometimento da equipe, que atende o aluno na totalidade e em sua individualidade. “Nossa equipe escolar liga para as famílias, insiste com os alunos, negocia tempo, organiza e reorganiza horários, escuta e tem um olhar para cada um. Responsabilidade e comprometimento que nos tornam uma escola de todos para todos”, disse.

 

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