02/10/2023 13h28

Escola de João Neiva realiza ‘Festival Musicalize’

O projeto teve o objetivo de motivar os estudantes a explorar o universo musical e suas conexões com a integralidade humana, cultura e da história do Brasil.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) João Neiva, localizada no município de mesmo nome, promoveu, na última quarta-feira (27), o projeto multidisciplinar “Festival Musicalize”. Para realização das atividades, o ambiente educacional foi transformado em um vibrante palco de celebração que teve o objetivo de motivar os estudantes a explorar o universo musical e suas conexões com a integralidade humana, cultura e da história do Brasil.

Na abertura das comemorações, os alunos produziram e apresentaram um documentário descritivo detalhando a evolução dos estilos musicais entre as décadas de 50 e 90. Em seguida, a escola se transformou em uma explosão de cores, arte e reflexões incorporando não apenas os sucessos atemporais da música, mas também cenas memoráveis da teledramaturgia, cinema e videoclipes.

Valdirene Carraretto, professora de Geografia e uma das principais incentivadoras dessa iniciativa, enfatizou o impacto significativo do “Musicalize” no processo de ensino-aprendizado multicultural. “O projeto tornou-se uma ponte de conhecimento, conectando eventos históricos e culturais à música, enriquecendo assim o ambiente educacional”, afirmou a professora.

Ainda segundo a professora, o projeto transcendeu os limites de uma simples atividade escolar. “Foi uma verdadeira celebração da música como linguagem universal, capaz de unir corações e criar memórias duradouras. Essa experiência não apenas continua a inspirar os alunos, mas também os educadores, incentivando-os a explorar novas abordagens para educar, conectar e celebrar a diversidade que nos torna únicos”, pontuou Valdirene Carraretto.

Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br  / gardicon@sedu.es.gov.br