03/05/2023 11h41

Escola de Santa Maria de Jetibá realiza aula de campo

Ação teve como objetivo proporcionar aos alunos uma experiência prática.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Graça Aranha, localizada no município de Santa Maria de Jetibá, realizou, durante a tarde da última sexta-feira (28), uma aula de campo no entorno da unidade escolar. Na oportunidade, os estudantes do 1° ano do curso técnico em Meio Ambiente analisaram os processos de erosão do solo e recuperação de áreas degradadas.

A ação teve como objetivo proporcionar aos alunos uma experiência prática de observação dos processos de degradação do solo, compreensão dos fatores que propiciam a erosão, como a água, os ventos e os seres vivos, bem como as consequências desse processo para o meio ambiente e a sociedade.

A professora de Geografia Luciene Laurett destacou que a aula proporcionou aos alunos a reflexão sobre a própria relação com o meio ambiente e a responsabilidades que eles têm como futuros profissionais da área.

“O ambiente que nos cerca é muito mais do que apenas um cenário para as nossas vidas cotidianas. Na verdade, ele pode ser considerado um verdadeiro laboratório a céu aberto, repleto de oportunidades para aprendizado e descoberta”, disse a professora Luciene Laurett.

Julia de Souza Bernabe, aluna do curso técnico em Meio Ambiente, destacou que com a aula foi possível aplicar os conhecimentos adquiridos de forma prática e concreta, tendo a oportunidade de aprender com o próprio ambiente que a cerca. “É esse ambiente que nos fornece os recursos que precisamos para viver e que precisamos proteger para garantir um futuro sustentável para as próximas gerações”, disse.

Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br