Escola de São Mateus propõe plantio de árvores

Ao longo deste mês de abril, os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Ceciliano Abel de Almeida, localizada no município de São Mateus, estão participando do projeto “Filosofando na Prática: cuidando das origens, preservando o hoje e semeando o futuro”. A iniciativa propõe, para além da reflexão sobre a origem de todas as coisas, a partir da teoria dos filósofos pré-socráticos, o plantio de mudas de árvores como forma de aliar teoria e prática em defesa do meio ambiente.
Inspirada no pensamento dos chamados filósofos naturalistas, como Tales de Mileto, Anaxímenes, Heráclito de Éfeso e Empédocles, a ação incentiva os estudantes a plantar mudas de árvores em espaços públicos da cidade. Além disso, também estão sendo produzidos e espalhados, em diferentes pontos do município, cartazes com mensagens de conscientização ecológica.
Para o professor de Filosofia, Vitor Vasconcelos Salvador, a proposta surgiu da necessidade de transformar a disciplina em uma vivência concreta e significativa. “A ideia parte do desejo de cuidar dessa ‘Casa Comum’ que é o planeta e, partindo de um princípio de sustentabilidade, torna a Filosofia da sala de aula uma Filosofia prática”, afirmou o educador.
Uma das participantes, a aluna Ana Flávia Gonçalves de Souza, compartilhou que o projeto lhe proporcionou a oportunidade de refletir sobre sua responsabilidade com o mundo em que vive, aproximando os conceitos filosóficos da vida real. “Enquanto plantava minha muda de azedinho, percebi que pequenas ações fazem a diferença. Estou cuidando dela todos os dias e estou ansiosa para acompanhar seu crescimento.”
Já a estudante Ana Clara Araújo Bitti lembrou que, em tempos de urgência ambiental, a iniciativa mostra como o pensamento pode, sim, florescer em ações, e como a escola pode ser um terreno fértil para transformar consciência em atitude. “Compreendi, na prática, a importância de cuidar da natureza e conscientizar outras pessoas. Agora me sinto mais motivada a contribuir com a preservação do planeta”, contou a jovem.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly
dahfialho@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707