12/11/2025 11h19

Escola de São Mateus recebe exposição itinerante em parceria com a Ufes

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Wallace Castello Dutra, localizada em São Mateus, recebeu, entre os dias 27 e 29 de outubro, a exposição itinerante “César Lattes e o Mundo Quântico”, desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A mostra integrou uma série de ações que percorrem escolas capixabas com o objetivo de popularizar a ciência e despertar o interesse dos estudantes pela física moderna.

A iniciativa teve início durante o IV Encontro Capixaba de Física da Sociedade Brasileira de Física, realizado na Ufes, e vem passando por diferentes municípios do Espírito Santo: de Piúma, passando por Vitória, até norte do Estado. Em São Mateus, a exposição foi recebida com entusiasmo pelos alunos e professores, que participaram de atividades interativas sobre o legado de César Lattes, considerado um dos maiores cientistas brasileiros e pioneiro nos estudos sobre física de partículas.

Durante a exposição, os estudantes puderam conhecer experimentos, painéis explicativos e curiosidades sobre a física quântica, além de compreender o impacto das descobertas de Lattes para o avanço científico mundial. A proposta também incentivou a reflexão sobre a importância da ciência produzida no Brasil e sobre o papel dos jovens como futuros pesquisadores.

O professor Abrahão Welson de Souza, docente de Física da escola, ressaltou o impacto pedagógico da ação: “Valorizar os cientistas brasileiros é uma forma poderosa de inspirar os estudantes e mostrar que a ciência também é feita por pessoas que compartilham de nossa realidade.”

“Foi gratificante ver o envolvimento dos alunos durante a visita. Muitos se surpreenderam ao descobrir o papel essencial de César Lattes na física quântica e demonstraram grande curiosidade, um sinal claro de que ações como essa tornam a ciência mais próxima do cotidiano escolar”, pontuou o professor.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI