Escola de Viana promove IV Feira de Empreendedorismo com foco em inovação, protagonismo estudantil e captação de matrículas
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Nelson Vieira Pimentel, localizada em Viana, realizou a IV Feira de Empreendedorismo -Criando Soluções, Construindo Futuros, organizada pelos estudantes dos cursos técnicos em Administração e Logística. A atividade reuniu produção acadêmica, inovação, práticas de gestão e interação com a comunidade, tornando-se também uma estratégia de captação de matrículas e rematrículas junto às escolas municipais do município.
Durante o processo de construção da feira, as professoras coordenadoras dos cursos técnicos, Adriana Nascimento da Silva e Mylleyde Fernandes Castorino Ferri foram às escolas do município divulgar o evento, apresentar as oportunidades oferecidas pela unidade, explicar sobre as matrículas, rematrículas e destacar as estruturas e tecnologias presentes na Escola do Futuro de Viana, da qual a unidade faz parte e que já se encontra em seu 2º ano de certificação. Nas visitas, as docentes reforçaram como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e os recursos tecnológicos potencializam o desenvolvimento dos estudantes, evidenciado pelos trabalhos expostos na feira.
Ao longo do 2º trimestre, os estudantes elaboraram planos de negócios, criaram empresas simuladas e desenvolveram produtos e serviços reais, comercializados no dia do evento. A preparação se intensificou na semana pós-Enem, período em que turmas da 1ª à 3ª série do Ensino Médio Técnico concluíram os protótipos, estratégias de marketing, organização logística e montagem dos estandes.
A IV edição também contou com o apoio de instituições parceiras, que ampliaram as experiências formativas dos estudantes. O Banco Sicredi realizou uma mini palestra sobre educação financeira; o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) – Campus de Viana apresentou aplicações de robótica com Lego voltadas à logística; a Eco101 Capixaba levou um simulador de impacto para ações educativas sobre segurança no trânsito; e representantes do Centro do Empreendedor e da Vigilância Sanitária de Viana visitaram os estandes orientando sobre boas práticas e qualidade dos serviços expostos. O público ainda teve acesso a serviços básicos de saúde e bem-estar, e brindes enviados pelo Sebrae foram sorteados entre os visitantes.
A estudante Joyce Soares da Silva, da 1ª série do curso técnico em Logística, destacou o impacto da experiência: “Participar da Feira de Empreendedorismo pela primeira vez foi uma experiência que mostrou que somos capazes de criar algo real. Pude ver na prática que o empreendedorismo vai além de vender um produto, é sobre trabalho em equipe, responsabilidade e superação.”
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707