Escola de Apiacá promove debate on-line sobre racismo
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Cândida Póvoa, localizada no município de Apiacá, promoveu um debate on-line com professores e estudantes para responder a seguinte questão: “O Brasil é ou não um país racista?”. A ação buscou dar continuidade à discussão em alusão ao Dia da Consciência Negra, lembrado no dia 20 de novembro.
A professora de Língua Portuguesa Fernanda Dantas, idealizadora e mediadora da conversa, destacou a importância do assuntou ao lembrar de dois casos recentes, as mortes de João Alberto e George Floyd. “É discutindo e refletindo de forma orientada e proposital que se formam cidadãos capazes de intervirem na realidade, para que mudanças ocorram na sociedade”, disse a professora.
Dividida em quatro blocos, a live permitiu que os estudantes discutirem temas, como cotas raciais, efetividade das sanções legais no caso de crimes de racismo, de injúria racial, racismo institucional e estrutural.
Após o encerramento do evento, Luciano Louvem, pedagogo escola, completou: “Em face de acontecimentos recentes e tão relevantes sobre essa questão e como culminância das atividades desenvolvidas no mês de novembro, professores sentiram a necessidade de promover um momento de reflexão e aprendizado dentro da temática étnico-racial, que precisa mesmo estar sempre no ‘radar pedagógico’ da escola”, argumentou Luciano Louvem.
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br / sccanal@sedu.es.gov.br