Escola de Vila Velha promove ação ‘Territórios Aquilombados Capixaba’
O objetivo da ação foi incentivar os estudantes a conhecer mais sobre os espaços de resistência e a cultura negra no Estado do Espírito Santo.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Francelina Carneiro Setúbal, localizada no município de Vila Velha, realizou, nessa quarta-feira (16), o projeto de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas “Territórios Aquilombados Capixaba”. O objetivo da ação foi incentivar os estudantes a conhecer mais sobre os espaços de resistência e a cultura negra no Estado do Espírito Santo.
Durante a execução do projeto, os estudantes foram sensibilizados por meio de vídeos documentários e reportagens de jornais que remetem à cultura negra, afro-diaspórica capixaba e de atos de injúria racial que circulam na mídia em 2023. O intuito foi proporcionar a esses alunos a compreender à realidade capixaba na busca de possíveis soluções/argumentos para o combate do racismo nas escolas e na valorização da cultura negro-afro-diaspórica no estado do Espírito Santo.
“A partir da análise de reportagens em jornais e na mídia é possível compreender como o racismo atua de forma invisível, além de contribuir para a reflexão e medidas de combate antirracistas!”, disse o professor de História, Onildo de Souza Moraes.
Texto: Thiago Mozzer
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888