02/10/2023 10h41

Escola do Futuro: ações voltadas à cultura digital fazem parte do ‘Dia D da Tecnologia’

Escolas vão criar um cenário de engajamento, por meio de ações que integrem as tecnologias, visando impulsionar a fluência digital da comunidade escolar e fortalecer a cultura de inovação.

Atividades com muito engajamento, interação com tecnologia e impulsionamento da fluência digital vão fazer parte das ações do “Dia D da Tecnologia”, nas unidades certificadas pelo Programa Escola do Futuro. Essa ação é realizada desde 2019, com o objetivo de fomentar uma das dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é a Cultura Digital nas escolas.

O “Dia D da Tecnologia” se consolidou como o dia em que as escolas mostram as ações desenvolvidas com os estudantes nos diversos componentes curriculares, chamado “Dia D” devido à vivencia, ensinamentos e produção de conhecimento da era digital.

No “Dia D da Tecnologia”, as unidades de ensino devem apresentar ações, atividades e projetos pedagógicos já desenvolvidos ou em andamento e que envolvem tecnologia, bem como outras ações relacionadas a essa proposta. “É importante que nossos estudantes interajam com as tecnologias de maneira intencional e responsável. Desde 2019, proporcionamos um dia para que as ações venham a público e tenham o merecido reconhecimento por parte da comunidade escolar”, disse a coordenadora do Programa Escola do Futuro, Elisabeth Nogueira.

As escolas vão criar um cenário de engajamento, envolvendo a equipe e estudantes, em ações que integrem as tecnologias, visando a impulsionar a fluência digital da comunidade escolar e a fortalecer a cultura de inovação. “Esse evento pode ser a oportunidade para cada escola repensar o uso das tecnologias enquanto ferramentas para gerar mais eficiência na gestão, e para o desenvolvimento profissional dos professores e a aprendizagem dos estudantes”, comentou Elisabeth Nogueira.

Cronograma do “Dia D da Tecnologia” por escola:

03/10 – EEEFM Marinete de Souza Lira (Serra)

05/10 – CEEFMTI Pastor Oliveira de Araújo (Vila Velha)

06/10 – EEEFM Hunney Everest Piovesan (Cariacica)

06/10 – EEEFM Major Alfredo Pedro Rabayolli (Vitória)

06/10 – EEEM Mário Gurgel (Vila Velha)

Escola do Futuro 

A certificação Escola do Futuro visa a fomentar a inovação nas escolas, vinculando os projetos pedagógicos à transformação de características físicas, estéticas e tecnológicas. Para isso, professores das unidades inicialmente certificadas receberam uma capacitação específica, que teve como proposta possibilitar a vivência prática baseada na aprendizagem criativa, além de provocar uma reflexão sobre a intencionalidade pedagógica e auxiliar os professores a elaborarem experiências de aprendizagem alinhadas à cultura digital. Os temas abordados foram “Aprendizagem Criativa”, “Gamificação” e “Ferramentas Digitais”.

Estão certificadas como Escola do Futuro o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mario Gurgel, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, em Cariacica; a EEEFM Major Alfredo Pedro Rabaioli, em Vitória; e a EEEFM Marinete de Souza Lira, na Serra.


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina/ Geiza Ardiçon / Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7705/ 3636-7706/ 3636-7707

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI