26/06/2023 17h36

Escola do Futuro: alunos aprendem gramática por meio da gamificação

Estudantes estão participando de uma série de atividades, desenvolvidas em formato de jogos, utilizando a ferramenta digital Google Slides. 

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, localizada em Cariacica, está desenvolvendo o projeto “Gamificando a Gramática”, por meio dos conceitos do Programa Escola do Futuro. Os estudantes estão participando de uma série de atividades, desenvolvidas em formato de jogos, utilizando a ferramenta digital Google Slides.

O objetivo da ação é proporcionar uma experiência de gamificação para o cotidiano escolar, especialmente nas aulas de Língua Portuguesa, como também engajar, motivar os alunos na resolução de atividades, além de tornar as aulas mais dinâmicas e divertidas.

Segundo a professora Juscilene Ferreira Alves, a experiência resultou em uma atividade dinâmica em que a adesão dos alunos foi de quase cem por cento. “Os alunos perceberam, com as atividades, que estudar gramática não é chato, e que é possível ter aulas divertidas estudando determinados conteúdos”, disse. 

Entre um dos diferenciais da ação está a utilização de quiz nas aulas em que foram ensinados os conteúdos de gramática. “Me sinto motivada pela participação e o empenho deles. Já estou desenvolvendo outros jogos com os próximos conteúdos. Após vinte e dois anos em sala de aula, me sinto realizada. É como estar aprendendo tudo mais uma vez. Nunca é tarde para rever as nossas práticas metodológicas em sala de aula. Em um mundo tecnológico, o professor precisa se adequar e se adaptar a esse novo momento da educação”, disse a professora Juscilene Ferreira Alves.

Para o estudante da 2ª série do Ensino Médio, Rodrigo dos Santos Lima, a atividade por meio de jogos auxilia no desenvolvimento da matéria. “A utilização de quizes e jogos, que geram uma disputa saudável em sala de aula, incentiva o estudante a aprender mais e a procurar mais sobre o conteúdo em outros lugares fora da escola”, disse o aluno. 

Escola do Futuro 

A certificação Escola do Futuro visa a fomentar a inovação nas escolas, vinculando os projetos pedagógicos à transformação de características físicas, estéticas e tecnológicas. Para isso, professores das unidades inicialmente certificadas receberam uma capacitação específica, que teve como proposta proporcionar a vivência prática baseada na aprendizagem criativa, além de provocar uma reflexão sobre a intencionalidade pedagógica; auxiliar os professores a elaborarem experiências de aprendizagem alinhadas à cultura digital. Os temas abordados foram “Aprendizagem Criativa”, “Gamificação” e “Ferramentas Digitais”.

Estão certificadas como Escola do Futuro o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mario Gurgel, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, em Cariacica; a EEEFM Major Alfredo Pedro Rabaioli, em Vitória; e a EEEFM Marinete de Souza Lira, na Serra.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br/gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI