30/11/2023 16h34

Escola do Futuro: alunos de Vila Velha constroem robô com Arduino

A ação teve como objetivo promover experiência prática sobre como funciona a execução de um projeto no mercado de trabalho.

 

Alunos do curso de Informática da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mario Gurgel, localizada em Vila Velha, participaram do desenvolvimento de um Carro Robô Inteligente com Sensor Ultrassônico feito com Arduino. A atividade foi realizada por meio da disciplina de Análise e Projetos de Sistemas.

A ação teve como objetivo promover experiência prática sobre como funciona a execução de um projeto no mercado de trabalho, promovendo para os alunos um olhar voltado para o mercado, despertando, assim, o interesse de atuar na área de Tecnologia da Informação (TI).

“A oportunidade de ensinar meus alunos um conteúdo importante e necessário para uma boa prática no mercado de trabalho como é a área de projetos que podem ser levados tanto para área de TI como para outras áreas, é extremamente gratificante, pois temos a oportunidade de ensinar os nossos jovens, que são o nosso futuro, que com dedicação e planejamento tudo pode ser possível de ser alcançado”, disse o professor de Análise e Projetos de Sistemas, Wemerson Freitas Ferreira.

O diferencial da ação foi a oportunidade de os alunos terem contato com novas tecnologias, como Arduino e Inteligência Artificial (IA), e executar um projeto que proporcionou conhecimentos que poderão ser aplicados no mercado de trabalho.

“A utilização dessas novas ferramentas e instrumentos que usamos para fazer projetos como esse, nos desperta uma curiosidade em saber como funciona e também mostra a nossa capacidade em poder desenvolver esses projetos. Com o avanço tecnológico que vem chegando cada dia mais, poder estar por dentro de tudo isso é gratificante”, afirmou o estudante Luiz Felype da Silva Nascimento.

Escola do Futuro 

A certificação Escola do Futuro visa fomentar a inovação nas escolas, vinculando os projetos pedagógicos à transformação de características físicas, estéticas e tecnológicas. Para isso, professores das unidades inicialmente certificadas receberam uma capacitação específica, que teve como proposta possibilitar a vivência prática baseada na aprendizagem criativa, além de provocar uma reflexão sobre a intencionalidade pedagógica e auxiliar os professores a elaborarem experiências de aprendizagem alinhadas à cultura digital. Os temas abordados foram “Aprendizagem Criativa”, “Gamificação” e “Ferramentas Digitais”.

Estão certificadas como Escola do Futuro o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mario Gurgel, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, em Cariacica; a EEEFM Major Alfredo Pedro Rabaioli, em Vitória; e a EEEFM Marinete de Souza Lira, na Serra.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina/ Geiza Ardiçon

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI