08/12/2023 13h54

Escola do Futuro: alunos participam de atividades de programação associadas ao controle de circuitos elétricos

As atividades foram realizadas por meio da Eletiva Robótica Maker: Ideias Em Ação.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Marinete de Souza Lira, localizada na Serra, certificada com o programa “Escola do Futuro” está desenvolvendo atividades por meio da Eletiva Robótica Maker: Ideias Em Ação. O objetivo é mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas.

Além disso, o projeto visa expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.

Foram realizadas diversas atividades teórico-práticas de programação associadas ao controle de circuitos elétricos e eletrônicos com microcontrolador Arduíno. As aulas teóricas foram ministradas a partir de slides, vídeos e simuladores computacionais. Já as aulas práticas foram organizadas na forma de projetos robóticos.

A Eletiva tem como professoras de Física Evelyn de Oliveira Vieira e Sanan Zambelli Sylvestre Candido. “A tecnologia nos últimos 30 anos, em especial a digital, evoluiu socialmente de forma revolucionária, não só no modo como vivemos, mas também como aprendemos. A quantidade de recursos digitais desenvolvidos, especialmente para apoiar o processo de ensino e aprendizagem, tem se disseminado mais a cada dia com jogos eletrônicos, plataformas digitais, aplicativos e softwares educacionais, apresentando uma cartela de opções para educadores que desejam tornar as suas aulas mais lúdicas, interessantes, atrativas e interativas”, disse Evelyn de Oliveira Vieira.

Os projetos foram desenvolvidos em grupos de alunos que simularam os circuitos com Arduíno e a programação no simulador Tinkercad. Os circuitos foram montados em protoboards com a placa de Arduíno e a programação foi transferida do simulador para o programa Arduíno IDE.

Para o aluno da 1ª série do Ensino Médio Naum Guilherme Miranda Ferreira, disse que foi uma experiência ótima em participar da Eletiva e contou como foi a produção de um carrinho utilizando tecnologia. “Criamos um carrinho bluetooth e fazemos a programação no computador. Foi desafiador, tivemos erros e acertos, mas no final deu tudo certo”, contou o estudante.

Escola do Futuro

A certificação Escola do Futuro visa fomentar a inovação nas escolas, vinculando os projetos pedagógicos à transformação de características físicas, estéticas e tecnológicas. Para isso, professores das unidades inicialmente certificadas receberam uma capacitação específica, que teve como proposta possibilitar a vivência prática baseada na aprendizagem criativa, além de provocar uma reflexão sobre a intencionalidade pedagógica e auxiliar os professores a elaborarem experiências de aprendizagem alinhadas à cultura digital. Os temas abordados foram “Aprendizagem Criativa”, “Gamificação” e “Ferramentas Digitais”.

Estão certificadas como Escola do Futuro o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mario Gurgel, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, em Cariacica; a EEEFM Major Alfredo Pedro Rabaioli, em Vitória; e a EEEFM Marinete de Souza Lira, na Serra.

Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata