25/08/2023 15h36

Escola do Futuro: alunos participam de simulado digital sobre os conteúdos desenvolvidos no segundo trimestre

O objetivo foi realizar uma avaliação abrangente do nível de conhecimento adquirido pelos alunos.

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, localizado em Vila Velha, desenvolveu, entre os dias 07 e 11 de agosto, um simulado em formato digital para todos os alunos. O objetivo principal foi realizar uma avaliação abrangente do nível de conhecimento adquirido pelos alunos em relação aos conteúdos programáticos desenvolvidos ao longo do segundo trimestre.

Por meio do simulado, buscou-se alcançar os seguintes objetivos específicos: avaliação multidisciplinar; avaliar de maneira equilibrada, o domínio dos alunos em várias disciplinas, proporcionando uma visão holística do seu progresso acadêmico; e preparar os estudantes para as demais avaliações em larga escala. Em relação ao formato digital, o principal objetivo foi gerar a sustentabilidade, poupando os recursos naturais, e minimizando os impactos negativos.

Foram responsáveis pela atividade os professores coordenadores de área (PCA’s) Jhonatan Carvalho Santos (Linguagens), Magno Suprani Ramos (Ciências da Natureza e Matemática), e Karla Serrano de Oliveira (Humanas).

Para a coordenadora pedagógica da escola, Tatiana Cyrillo Rodrigues Pereira, o simulado digital foi um avanço no encaminhamento das ações de simulado que tomava muito tempo na correção e feedback aos estudantes. “Com o movimento digital, geramos uma economia, se tornando mais sustentável, além disso, os estudantes têm a correção liberada de maneira mais ágil. Consideramos o processo de inclusão dos estudantes, público-alvo da Educação Especial, que realizaram a avaliação simultaneamente ao restante da turma, mesmo que para cada necessidade tenha sido realizada uma adequação, foi um processo inclusivo. Tivemos como destaque a ação desenvolvida pelos PCA’s, que realizaram o alinhamento das áreas, desde o planejamento até o processo final de execução”, disse a coordenadora pedagógica.

Resultado pedagógico

Além das economias financeiras significativas, a abordagem resultou em benefícios ambientais notáveis, bem como possibilitar aos estudantes uma avaliação mais moderna e alinhada com as diretrizes da Escola do Futuro.

Escola do Futuro

O CEEFMTI Pastor Oliveira de Araújo é uma das cinco escolas certificadas pela Escola do Futuro. O projeto visa a fomentar a inovação nas escolas, vinculando projetos pedagógicos à transformação de características físicas, estéticas e tecnológicas. As demais escolas certificadas são: a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mario Gurgel, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, em Cariacica; a EEEFM Major Alfredo Pedro Rabaioli, em Vitória; e a EEEFM Marinete de Souza Lira, na Serra.

Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br  / gardicon@sedu.es.gov.br