Escola do Futuro de Viana realiza 1ª Feira de Tecnologia
A Feira teve como objetivo promover a aprendizagem por meio de experiências interativas.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Nelson Vieira Pimentel, localizada em Viana, realizou, nessa terça-feira (9), a 1ª Feira de Tecnologia. Para isto, a equipe docente da área de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias da escola desenvolveu um projeto interdisciplinar, envolvendo Química, Biologia, Física e Matemática.
A Feira teve como objetivo promover a aprendizagem por meio de experiências interativas, abordando temas como automação, robótica, inteligência artificial, realidade aumentada, hologramas, programação, modelagem 3D, aplicativos de monitoramento de saúde, além de experimentos químicos e projetos de física.
A ação contou com uma série de atividades e exposições, incluindo Cultura Maker, experiências de Química, “Física em Ação” e um “Show de Química” no encerramento. Todo o material exposto foi produzido pelos próprios alunos, que assumiram a montagem dos estandes e apresentaram suas criações aos colegas.
Além das atrações tecnológicas, a Feira contou com a presença de uma equipe de enfermagem da Unidade Básica de Saúde de Viana, que realizou aferição de pressão arterial, testes de glicemia e cálculo de IMC dos alunos, utilizando aplicativos selecionados pelos professores e pelos alunos. Essa ação contou com a participação das alunas da 3ª série do Curso Técnico de Gerência em Saúde, proporcionando-lhes uma experiência prática.
A aluna Yasmin Coutinho, da 1ª série do Curso Técnico de Administração, foi uma das expositoras no estande de Química. "Para mim, a química é muito importante e divertida. Sempre achei a ciência e as tecnologias complicadas, mas quando nos esforçamos, aprendemos e nos apaixonamos, assim como eu fiquei com o bafômetro digital com Arduino e com o analógico com dicromato de potássio," relatou a estudante.
Escola do Futuro
O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital por meio de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.
A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707