13/07/2023 11h30 - Atualizado em 13/07/2023 14h41

Escola do Futuro: estudantes aprendem conteúdos por meio da cultura maker

Atividades estão sendo desenvolvidas na eletiva “Altas Habilidades”.

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, localizado em Vila Velha, está utilizando a cultura maker para ensinar conteúdos durante os encontros semanais, por meio da eletiva “Altas Habilidades”.

Os professores tutores da eletiva são Brenda da Penha Azevedo, Wagner Paiva Nascimento e Filipe Salvador. “Estamos na era digital e, a cultura maker vem com a proposta de desenvolver o raciocínio e a lógica na construção de algoritmos e programas para controle de mecanismos”, disse a professora Brenda da Penha Azevedo.

A ação também tem como objetivo favorecer a interdisciplinaridade, promovendo a integração de conceitos de áreas, como matemática, física, eletrônica, mecânica e artes, visando a incentivar a convivência e a troca de experiências.

O estudante da 2ª série do Ensino Médio Fabricio Salles Costa falou sobre aprender por meio da cultura maker. “Está me ajudando em novas criações de personagens para jogos digitais em programação eletrônica e robótica”, disse o aluno.

O CEEFMTI Pastor Oliveira de Araújo é uma das cinco unidades centificadas “Escola do Futuro”, que visa a fomentar a inovação nas escolas, vinculando os projetos pedagógicos à transformação de características físicas, estéticas e tecnológicas. 

As outras escolas certificadas são a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mario Gurgel, de Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, de Cariacica; a EEEFM Major Alfredo Pedro Rabaioli, de Vitória; e a EEEFM Marinete de Souza Lira, da Serra.

Cultura maker

A cultura maker se baseia na ideia de que as pessoas devem ser capazes de fabricar, construir, reparar e alterar objetos dos mais variados tipos e com diversas funções. Maker é uma palavra em inglês que significa fazedor, no sentido de criador, realizador, fabricante.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br  / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI