03/10/2024 16h58

Escola Emílio Oscar Hüller vence evento de inovação com projeto voltado à irrigação

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Emílio Oscar Hülle, de Marechal Floriano, se destacou no InovaWeek 2024, evento realizado de 23 e 26 de setembro, na Universidade Vila Velha e voltado à inovação e empreendedorismo. Por meio do Projeto Sistema de Irrigação Facilitado (SIF): Horta Autoirrigável, a unidade de ensino venceu na modalidade InovaTeen. A participação da escola se deu na categoria de tecnologia, inovação e empreendedorismo, dentro do tema abrangente de ‘Desenvolvimento e Sustentabilidade’.

Durante a apresentação feita pelos alunos, o protótipo funcional do sistema de irrigação inteligente chamou a atenção dos jurados e visitantes. Desenvolvido pelos estudantes do Ensino Médio regular e técnico Guilherme Suave, Felipe Stein, Ryan Farias, Lothar Gomes, Thiago Rocha e Ana Paula Gaike, o projeto contou com a parceria da professora Ana Carolina Spadêto, foi coordenado pela professora Jéssica Spadêto, orientado pelo professor Christiam Dameto e contou com apoio do professor Elves Padilha.

“A irrigação eficiente é um grande desafio enfrentado pelos agricultores. O SIF automatiza esse processo, economizando água e aumentando a produtividade, tornando a vida dos produtores mais fácil. Equipado com sensores de umidade e controle automatizado, o sistema assegura um crescimento saudável das plantas de maneira sustentável e solucionando desafios na agricultura”, enfatizou a coordenadora pedagógica da escola, Eucinéia Regina Müller.

O estudante Guilherme Suave agradeceu a todos que participaram do projeto e enfatizou o desejo em tornar essa proposta em um produto. “Graças aos nossos professores, conseguimos transformar uma ideia mirabolante em uma proposta concreta e impactante. O dia de hoje ficará marcado para sempre em nossas mentes e estamos ansiosos pelo impacto que nosso projeto pode gerar no futuro da agricultura”, disse.

Projeto

Com características inovadoras, o sistema desenvolvido coleta dados dos sensores de umidade e ajusta a irrigação com precisão, garantindo que as plantas recebam a quantidade ideal de água. Com instalação simples, modular e de baixo custo, o projeto é acessível a todos os tipos de produtores, independentemente do porte. A pedagoga destaca que um dos diferenciais do projeto é a possibilidade de monitoramento em tempo real por meio de um aplicativo, permitindo que os agricultores gerenciem a irrigação remotamente. “Essa gestão eficiente e prática proporciona maior controle sobre a umidade do solo, otimizando a produção agrícola”, explicou Eucinéia Regina Müller.

Como modelo de negócio, o SIF se propõe a resolver o problema da irrigação ineficiente com um sistema de sensores e um aplicativo de gerenciamento, destinado a agricultores de todos os portes. A instalação ocorre diretamente no campo, com monitoramento em tempo real e gestão remota via App.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br