Escola Estadual Coronel Antônio Duarte promove projeto sobre democracia e participação cidadã

Iniciativa promoveu participação ativa dos estudantes, integração em grupo e análise histórica sobre democracia e república.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Coronel Antônio Duarte, localizada em Iconha, desenvolveu o projeto “Democracia em Sala de Aula: O Sufrágio Ontem e Hoje – Grécia e Roma” com estudantes da 1ª série do Ensino Médio. A ação teve como objetivo aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a construção histórica da democracia e da república, desde a Antiguidade Clássica até os dias atuais, incentivando a participação ativa dos estudantes, a reflexão crítica sobre a política e a valorização da participação cidadã.
A iniciativa utilizou metodologias ativas de aprendizagem, com destaque para a sala de aula invertida. Os estudantes tiveram acesso prévio a conteúdos e palestras sobre democracia e república, o que possibilitou o preparo para debates e atividades em grupo. Divididos em partidos fictícios, os alunos criaram siglas, jingles e campanhas políticas, elaborando propostas e planos de governo que foram apresentados em uma simulação de debate mediado com regras definidas. Ao final, foi realizada uma eleição simbólica para votação das propostas consideradas mais relevantes para a comunidade escolar.
A atividade proporcionou uma vivência prática sobre o funcionamento do processo democrático, incentivando a argumentação, a oratória, o trabalho em equipe e o senso crítico. Segundo os professores responsáveis pelo projeto, Joedson Guimarães de Souza e Jucieli Aparecida Vieira Gabriel, a ação aproximou os conteúdos históricos da realidade dos alunos, tornando o aprendizado mais significativo e participativo.
Os estudantes também avaliaram a experiência como transformadora.
“O projeto foi importante porque juntou os alunos de forma positiva, ajudou no trabalho em grupo e possibilitou entender melhor política, democracia e república, além de analisar o funcionamento dos Três Poderes”, destacou Juan Molinari Marchetti.
Para Marco Antônio Silva Ferreira, também estudante da 1ª série do Ensino Médio, o projeto deu voz às ideias dos colegas.
“Esse trabalho ajudou os alunos a trabalhar em equipe, melhorar a fala e emitir opiniões sobre o que poderia melhorar na escola com as propostas feitas, incentivando uma participação mais democrática”, avaliou.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707