Escola Estadual de Ibiraçu promove atividades de incentivo à leitura com os alunos do Ensino Fundamental
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Nossa Senhora da Saúde, localizada em Ibiraçu, realizou uma série de atividades lúdicas com os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de incentivar a leitura diária dos alunos. As apresentações foram realizadas via Google Meet e grupos de WhatsApp das turmas.
Os professores da área de Linguagens desenvolveram várias atividades, entre elas: elaboração de receitas antibullying; elaboração de poemas com o tema “Menores em situação de risco social”, tendo como base o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); Sarau de poesias virtual (poemas de autores renomados da literatura brasileira); e mostra de vídeos de telejornais sobre o ECA.
A iniciativa foi dos professores da Área de Linguagens do Ensino Fundamental: Alice dos Anjos, Soraya Andrade, José Domingues Silva, Maisa Vergna Vescovi e Geovana Folli Pandolfi Castiglioni. “Uma das atividades que os alunos gostaram muito foi a produção de vídeos elaborados por eles mesmos, dando dicas de livros que já tinham lido, indicando aos colegas da própria turma e de outras também”, disse a professora Maisa Vergna Vescovi.
De acordo com a professora Geovana Folli Pandolfi Castiglioni, realizar atividades que chamam atenção dos alunos durante o ensino remoto foi um desafio a mais para os professores. “Utilizar ferramentas digitais foi a maneira mais eficaz de promover a aprendizagem e aproximar os estudantes dos colegas e dos professores. As atividades foram bem aceitas pelas famílias, que participaram diretamente das pesquisas e vídeos, auxiliando nas filmagens, atuando e ajudando quando necessário. Incentivar à leitura é fundamental para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem”, destacou a educadora.
A estudante Maria Anita Ramos Miossi contou aos professores que as atividades de incentivo à leitura são oportunidades para os alunos e professores ressaltarem a importância que a leitura tem no dia a dia. “Foi muito gratificante a atitude de dedicar nosso tempo para a leitura, especialmente para analisarmos as obras de escritores designados por nós, próprios estudantes, afinal, recomendar livros para quem está a nossa volta é muito legal”, ressaltou a aluna.
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br / sccanal@sedu.es.gov.br