Escola João Bley desenvolve projeto interdisciplinar ‘Linguagens em 4 atos’ com foco em leitura crítica e produção jornalística

Estudantes da 1ª série do Ensino Médio participaram de oficinas integrando Língua Portuguesa, Arte, Inglês e Educação Física, com propostas criativas sobre jornalismo e fake news.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) João Bley, localizada em Castelo, realizou o projeto “Linguagens em 4 atos”, envolvendo estudantes da 1ª série do Ensino Médio em atividades que integraram as disciplinas de Língua Portuguesa, Arte, Língua Inglesa e Educação Física. A proposta teve como objetivo promover aprendizagens significativas, estimular o protagonismo juvenil e fortalecer competências cognitivas e socioemocionais.
As atividades foram organizadas em quatro estações, pelas quais os grupos de alunos passaram de forma rotativa. Na estação “Giro de Notícia”, os estudantes tiveram contato com jornais impressos e produziram um jornal escolar com matérias, entrevistas e crônicas. Já na estação “No to Fake News”, elaboraram campanhas digitais de conscientização contra notícias falsas, utilizando a plataforma Canva.
Na estação “Realidade em Movimento”, os alunos vivenciaram, com o uso de óculos de realidade virtual, a rotina de uma redação jornalística, explorando processos de apuração e edição de conteúdo. Por fim, na estação “Caçadores de Manchete”, participaram de um Escape Room temático, resolvendo desafios e pistas baseados em informações jornalísticas confiáveis.
A avaliação foi realizada de forma processual e coletiva, considerando participação, leitura crítica, clareza na produção textual, criatividade e engajamento. Segundo os professores responsáveis, o diferencial da atividade esteve na interdisciplinaridade e na forma prática e inovadora de trabalhar jornalismo, tecnologia e cidadania.
Ao final, os estudantes destacaram que as experiências possibilitaram ampliar a capacidade de identificar fake news, interpretar textos jornalísticos e aplicar o pensamento crítico de maneira colaborativa e criativa. Todos receberam certificado de participação, em reconhecimento ao protagonismo e às competências desenvolvidas ao longo do projeto.
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