31/07/2024 11h45

Escola Luiz Jouoffroy conquista 6º lugar nas Olimpíadas Brasileira de Robótica

Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Luiz Jouoffroy, de Laranja da Terra, conquistam 6º lugar na Olimpíada Brasileira de Robótica, na modalidade prática e teórica de resgate nível 2, que contou ao todo com a participação de 57 equipes.  A competição foi realizada neste mês de julho e os resultados alcançados pela unidade de ensino reforçam o trabalho de destaque desenvolvido por meio das tecnologias digitais em sala de aula.  A equipe ‘Máquinas do Olimpo’ celebra o empenho da escola que, desde 2022, promove atividades com foco na robótica durante as aulas.

 

Os estudantes se prepararam para a Olimpíada por meio de práticas para desenvolver métodos e habilidades para criar e produzir jogos e a programar Kits Lego e Arduino nas plataformas digitais. O professor responsável pelo projeto, Walcemir José Rocha destaca que utilizar a tecnologia digital pode nos aliar aos aspectos lúdicos a conteúdos pedagógicos, pode auxiliar tanto no processo de aprendizagem das disciplinas tradicionais quanto no desenvolvimento integral dos alunos. “Nossa proposta foi buscar a interação dos alunos do Ensino Fundamental e Médio da escola pública a desenvolver kits de robótica utilizando ferramentas e equipamentos novos e reutilizados para cada projeto a ser desenvolvido”, afirmou.

 

Ainda segundo o professor a proposta da Robótica de Sucesso na Educação Básica é fomentar o conhecimento e a curiosidade dos alunos em compreender as formas com que a tecnologia pode alavancar o conhecimento e aguçar as habilidades para a criação de projetos e jogos digitais para ser utilizado em sala de aula.

 

A aluna Luise Milke Calderado Trindade enfatizou que a eletiva de robótica tem me proporcionado muitos conhecimentos. “Estou nela desde que começou e ela tem me proporcionado muitos benefícios e ajudado muito. Eu era muito tímida, tinha muito medo de falar em público e apresentar trabalhos e até de participar de atividades escolares, porém a eletiva me ajudou a perder a timidez atualmente sempre procuro estar envolvida nas atividades escolares.    A participação na olimpíada de robótica e na eletiva contribuiu na minha formação profissional no futuro, além disso aprendemos a trabalhar em equipe, ouvir as ideias dos colegas e proporcionando um melhor aprendizado”, pontuou.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI