Escola Nossa Senhora de Lourdes conquista medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Informática
A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Nossa Senhora de Lourdes, localizada em Pinheiros, participou, pelo segundo ano consecutivo, da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) nas modalidades de Programação – Nível 1 e Nível 2. A competição, que visa a estimular o aprendizado de lógica e programação, contou com a presença de alunos da escola classificados para a fase nacional.
A etapa final ocorreu no dia 28 de setembro e trouxe conquistas para a instituição, com destaque para a aluna Lara Mendes, da 1ª série do Ensino Médio, na modalidade feminina de Programação – Nível 1. Ela conquistou a medalha de prata ao alcançar a quarta maior nota do Brasil, um feito que a coloca entre as melhores jovens programadoras do País. Além disso, dos três capixabas que se destacaram nas modalidades de Programação este ano, Lara Mendes obteve a maior pontuação, um marco significativo para a escola e o Espírito Santo.
A participação na OBI é uma experiência transformadora, que estimula habilidades essenciais, como a lógica, resolução de problemas e autoconfiança, preparando os alunos para o mercado de trabalho e os desafios futuros na ciência da computação. A professora Vânia Alves Santana, responsável pelas disciplinas de Algoritmo e Lógica de Programação, destacou a importância do empenho e dedicação dos alunos para essa conquista.
"Fico muito feliz e orgulhosa de ver nossos alunos se destacando e, por consequência, conquistando o pódio. Essa conquista é o resultado de muito esforço e dedicação. As aulas de programação foram fundamentais para o desenvolvimento da Lara e a participação dela na eletiva complementar de Programação também teve um papel importante nesse processo. O empenho e a paixão que ela demonstrou certamente a levaram a esse sucesso”, disse Vânia Alves.
A estudante Lara Mendes compartilhou sua alegria e surpresa com o resultado obtido: "Minha primeira experiência na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) foi inesquecível. Desde o início, sabia que não seria fácil e não tinha expectativas, pois, além de ser minha primeira participação, tive um mês para estudar e me dedicar. Não estava me sentindo nervosa e ansiosa, pois estava levando apenas como experiência para as próximas vezes. Mesmo quando eu mesma não acreditava, tive pessoas incríveis ao meu lado que nem por um momento duvidaram que fosse possível. Agradeço a todos: família, amigos e professores que me apresentaram a OBI, acreditaram no meu potencial e me impulsionaram, tranquilizaram e motivaram a cada momento. Todos vocês são essenciais nessa jornada e na minha vida, obrigada por tudo.”
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707