12/05/2021 17h19 - Atualizado em 12/05/2021 17h18

Escola promove debates sobre temas da atualidade e prepara estudantes para Enem

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) – Altas Habilidades, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Almirante Barroso, de Vitória, desenvolve o projeto de produção textual “Dialogando Saberes”, coordenado pela professora Neuza Soares Carneiro. 

O projeto propõe abordar temas relevantes da atualidade nos cenários municipal, estadual ou nacional, que interfiram no cotidiano dos estudantes, seja direta ou indiretamente, e que possam ser escolhidos para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  

O objetivo é problematizar temáticas que nem sempre são perceptíveis aos alunos, de forma a incentivar ou potencializar a formação do pensamento crítico sobre a realidade social, ensinando-os a desenvolverem uma boa argumentação, a se expressarem com coerência e a reconhecerem mídias e fontes confiáveis. Além disso, pretende-se que os alunos aprendam a lidar com a divergência de ideias e que despertem o interesse sobre os principais acontecimentos da atualidade. 

Por meio de encontros mensais, os estudantes têm a oportunidade de dialogarem, em rodas de conversa, com convidados especialistas nos temas que a equipe do projeto elege como possíveis temas da redação do Enem. Nesses eventos, os alunos conhecem os dados relevantes, as legislações vigentes que se aplicam aos casos concretos e debatem sobre as questões apresentadas pelos especialistas. 

Nos encontros semanais, os estudantes recebem orientações para uma produção textual e redigem um texto dissertativo-argumentativo com base no tema e no conteúdo discutidos anteriormente. O grande diferencial do “Dialogando Saberes” é que, além de os alunos se atentarem às atualidades que podem ser exigidas na redação do Enem e a se aprimorarem nos critérios de avaliação desse exame, eles são estimulados ao exercício da cidadania e ao pensamento crítico sobre a realidade social brasileira. 

O primeiro tema trabalhando foi “Mobilidade urbana: problemas e desafios do transporte público urbano”, que contou com a participação da professora de Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Malena Ramos Silva. 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata  

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI