Escola Quilombola Graúna recebe equipe da Sedu para encontro de formação contra racismo institucional
Dentre os temas, estavam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica.
A equipe da Gerência de Educação do Campo, Indígena e Quilombola (GECIQ), da Secretaria da Educação (Sedu), promoveu, na última sexta-feira (13), reuniões de caráter formativo, junto às equipes docentes e gestoras da Escola Quilombola Graúna, em Itapemirim.
A técnica pedagógica da Sedu, Darlete Gomes Nascimento, conduziu as reuniões promovidas nos dois turnos, matutino e vespertino. O tema abordado estava relacionado à Resolução CNE/CEB Nº 8, de 20 de novembro de 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica.
Durante as reuniões, buscou-se aprofundar os diálogos na temática racial, visando romper com o racismo institucional presente na sociedade e, consequentemente, no ambiente escolar e nas práticas pedagógicas da educação brasileira.
A técnica pedagógica trouxe à reflexão a necessidade de se entender a desigualdade racial no Brasil e, desta forma, garantir uma organização curricular que promova uma educação com equidade. Ressaltou, também, que “a temática racial deve ser trabalhada durante todo o ano, como já acontece na Escola Graúna, visando a prática de uma educação escolar sem racismo na Rede Estadual de Ensino no Estado”, concluiu Darlete Gomes.
Informação às escolas:
Sugestões de notícias devem ser enviadas para o e-mail pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon
(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br