19/07/2024 11h41

Escolas da Rede Estadual de Ensino trabalham a educação para além dos livros com dinâmicas de inteligência emocional

As atividades têm o objetivo de auxiliar o autoconhecimento dos estudantes como forma de mitigar os fatores externos que podem influenciar negativamente o processo de aprendizagem.

Com o objetivo de auxiliar o autoconhecimento dos estudantes como forma de mitigar os fatores externos que podem influenciar negativamente o processo de aprendizagem, a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Dr. Silva Mello, localizada em Guarapari, e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Profª Aldy Soares Merçon Vargas, localizada em Conceição do Castelo, inovaram nas dinâmicas para tratar do assunto.

A professora de Filosofia Vanessa Ribeiro Morelo desenvolveu na EEEFM Profª Aldy Soares Merçon Vargas uma atividade que buscou promover o diálogo sobre autenticidade, autoconhecimento e valorização da própria história entre os estudantes, incentivando a reflexão sobre os sonhos e momentos significativos de suas vidas. Para isso, os alunos levaram fotos de infância e compartilharam as memórias pessoais numa conversa com a turma.

“Essa atividade destacou a importância de manter viva a pureza e a magia de sonhar, mesmo diante dos desafios da vida adulta. Ao refletir sobre o passado, os alunos puderam entender melhor quem são e valorizar suas histórias. Meu desejo é que eles continuem inspirados a sonhar grande e a buscar a autenticidade em tudo o que fizerem. Que a essência de seus desejos infantis continue a guiá-los e a contagiar suas vidas com a mesma pureza e alegria que trouxeram para a aula”, afirmou Vanessa Ribeiro Morelo.

Já na EEEM Dr. Silva Mello, os educandos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) foram convidados a assistir ao filme “Divertidamente”, que trata sobre as emoções e sentimentos em diversos momentos das nossas vidas e como é importante saber administrar para ter uma vida equilibrada e sociável. Em seguida, a Equipe Apoie Escola, composta pela dupla psicossocial Arianne Matos e Gilvan Lopes, teve a oportunidade de conversar com os estudantes sobre como as emoções influenciam em suas experiências diárias.

As educadoras do AEE destacam a importância de entender e gerenciar as emoções dos estudantes. A professora Cintia Harlen, enfatiza a necessidade de criar um ambiente acolhedor e empático. "É essencial reconhecer as emoções deles e ajudá-los a desenvolver estratégias para lidar com frustrações e ansiedades", explica. Além disso, a conexão emocional é fundamental para o progresso acadêmico e social dos alunos. A professora Lidiane Correa, especializada em educação inclusiva, destaca que "quando os estudantes se sentem emocionalmente seguros, estão mais abertos para aprender e explorar novas habilidades".

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br