30/08/2024 16h33 - Atualizado em 30/08/2024 16h46

Escolas da Rede Estadual podem consultar resultados gerais da Avaliação de Monitoramento da Aprendizagem (AMA) 2ª edição

A 2ª edição da Avaliação de Monitoramento da Aprendizagem (AMA), realizada nos dias 13 e 14 de agosto, avaliou quase 131 mil estudantes, com uma taxa de participação superior a 90% para seu público-alvo, que contempla o 4º e 5º anos EF Anos Iniciais, 8º e 9º anos EF Anos Finais e todo o Ensino Médio. Em todas as etapas avaliadas houve um aumento no percentual de acerto dos descritores, que são comuns a 1ª e 2ª edição, apontando para uma significativa melhora do desempenho dos estudantes da rede estadual de educação.

Os profissionais da Rede Estadual de Ensino já podem conferir os desempenhos de suas escolas por meio dos Painéis de Resultados (BI) das Avaliações Externas. Nele é possível filtrar os resultados gerais dos indicadores de participação, desempenho e percentuais de acerto por descritores avaliados das suas regionais e unidades escolares até o nível de turma, além de comparar os percentuais de acerto por descritor de cada escola com os do Paebes 2023.

O componente curricular de Matemática apresentou aumento no percentual de acerto, na comparação entre os descritores comuns às duas edições, no Ensino Fundamental da rede, para o Ensino Médio não houve descritores semelhantes avaliados. Todas essas informações podem ser acessadas no Sistema de Gestão Escolar (Seges), clicando em “BI - RELATÓRIOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS”.

A AMA tem o objetivo de subsidiar a preparação dos estudantes do ensino fundamental e médio para as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) para os componentes de Língua Portuguesa e Matemática, identificando as fragilidades e avanços, indicando ações de melhoria da qualidade do processo educativo, além de ser um dos três instrumentos avaliativos trimestrais ao somar até dez pontos à nota do estudante.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br