28/11/2023 10h07 - Atualizado em 30/11/2023 16h36

Escolas da Rede Pública Estadual e Municipal são premiadas pelo Governo do Estado

O Governo do Estado realizou, nesta segunda-feira (27), a cerimônia de entrega do “Prêmio Escola que Colabora” (PEC), no Palácio Anchieta, em Vitória. O objetivo do Prêmio é, por meio do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), valorizar as instituições com os melhores indicadores educacionais, visando a promover a isonomia na educação capixaba e a estabelecer relações de cooperação técnico-pedagógicas entre as Escolas da Rede Pública Estadual e Municipal do Estado do Espírito Santo.

Estiveram presentes na cerimônia o governador do Estado, Renato Casagrande; o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo; e o secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), do Ministério da Educação (MEC), Maurício Holanda Maia.

“Esse prêmio é um incentivo para quem está bem colocado e essas escolas assumem uma responsabilidade de ajudar a quem não está tão bem colocado, ou seja, é uma motivação a mais. Temos diversos investimentos na área da educação para que possamos dar qualidade no ensino e gerar oportunidades aos nossos jovens alunos. Sabemos que temos muito a melhorar, mas nossos resultados mostram que estamos no caminho certo”, disse o governador.

O “Prêmio Escola que Colabora” foi criado por meio da Lei 10.880/2018, regulamentada pelo Decreto 5.410-R/2023 e pela Portaria 155-R/2023, e consiste em um programa da Secretaria da Educação (Sedu) que estabelece a premiação no valor de R$ 70 mil para as 50 escolas com os melhores indicadores educacionais no Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes), referentes ao ano anterior à edição do Prêmio. Com o recurso do prêmio, a escola pode investir ainda mais na educação, ampliando suas práticas bem-sucedidas e inovando com novas estratégias.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, ressaltou a alegria de estar celebrando a terceira entrega de mais 50 prêmios. “Ao reconhecer quem já foi bem nos processos educacionais, desejo que essa premiação possa ajudar quem ainda vai melhorar. Que nós possamos, com isso, melhorar os indicadores da educação do Espírito Santo, tanto da Rede Pública Estadual quanto Municipal, e, sobretudo, permanecer de mãos dadas, na perspectiva de colocar todos no mesmo patamar de qualidade”, pontuou o secretário.

Buscando a isonomia na educação capixaba, o Prêmio Escola que Colabora  prevê que as 50 escolas com melhores indicadores educacionais (escolas premiadas) estabeleçam relações de cooperação técnico-pedagógicas pelo período de dois anos, com 50 escolas com indicadores educacionais mais desafiadores (escolas apoiadas). O objetivo é, por meio de práticas educacionais exitosas compartilhadas, qualificar a educação das escolas apoiadas e, por consequência, melhorar seus índices.

Para obter sucesso nessa relação de cooperação técnico-pedagógica, as escolas apoiadas também farão jus a um auxílio financeiro no valor de R$ 50 mil, que deve ser usado em estratégias pedagógicas e em investimentos de materiais para a melhoria da educação da unidade escolar. 

A Escola Municipal Hilda Correa Lemos, localizada em Afonso Cláudio, foi uma das unidades apoiadas do “Prêmio Escolar que Colabora” de 2022. “Nossa escola estava com resultados ruins e, com esse prêmio, pudemos montar projetos que fizeram a diferença na escola. A nossa unidade reformada com a ajuda do município, compramos materiais de áudio e vídeo, climatizamos todas as salas, entre outras ações. Esse dinheiro só veio para somar”, destacou a diretora da Escola, Patrícia da Rocha Pim.

Uma das escolas premiadas na última edição foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Elvira Barros, também situada em Afonso Cláudio. “Temos como prática na nossa escola ações individualizadas de professores e também ações coletivas, como avaliações e estímulos de educação. Nossos alunos e familiares se sentem pertencentes a escola, participam de todos os eventos, inclusive, temos o lema ‘Lugar de gente feliz’. Gostaria de pautar também a troca entre os alunos como sistema de monitoria, o que ajuda no processo de ensino-aprendizagem”, ressaltou o diretor da unidade, Allan Dyoni Man.

“Juntos, conseguimos alcançar ótimos resultados. Crescemos de 8,27% para 9,94% no Índice de Resultado da Escola, e esse foi o maior resultado de todas as redes. Quero agradecer, em nome da nossa comunidade escolar, ao governador Renato Casagrande e ao secretário Vitor de Angelo por tudo que fazem pela educação”, acrescentou Dyoni.

O Prêmio

As premiações e a disponibilidade de auxílio financeiro têm periodicidade anual. No entanto, as escolas contempladas em uma edição não podem participar das duas edições subsequentes. As escolas com altos indicadores educacionais necessitam preencher alguns critérios para participação no “Prêmio Escola que Colabora”.

São eles: ser escola pública, ofertante do Ensino Fundamental, da Rede Estadual ou Municipal; participar do Paebes; ter, no mínimo, 15 alunos avaliados em Língua Portuguesa e Matemática no Paebes na etapa de ensino contemplada; ter, no mínimo, 90% dos alunos matriculados avaliados na última edição do Paebes na etapa de ensino contemplada; constar entre as 50 escolas com as maiores médias na última edição do Paebes, calculada com base no Índice de Resultado da Escola (IRE), excluídas as escolas que foram premiadas na edição anterior. Nas duas últimas edições, o montante das premiações foi de R$ 9.582.000,00.

Confira as escolas premiadas:

ESCOLA MUNICIPAL “AGRICOLA” – AFONSO CLÁUDIO

EMEIEF “CORREGO DO CAFÉ” - ÁGUIA BRANCA

EMCA “FAZENDA LACERDA” - ÁGUIA BRANCA

EMEIEF “BARRA DA JABUTICABA” - ÁGUIA BRANCA

CIEC “JACI KOBBI RODRIGUES” – ALEGRE

EMEF “ANA ARAUJO” – ALFREDO CHAVES

EMEF “GUSTAVO AMBRUST” – ALTO RIO NOVO

EMEB “ZULMIRA VENTURY BAPTISTA” – ATÍLIO VIVACQUA

EM “SANTO ANTÔNIO” – BARRA DE SÃO FRANCISCO

EMEIEF “QUILOMETRO VINTE” – BOA ESPERANÇA

EEEFM “MARLENE BRANDÃO” – BREJETUBA

EMEB “CORREGO VERMELHO” – CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

EMEF “VIENNA ROSETTI GUTERRES” – CARIACICA

EMEIEF “DELZA FRASSON” - CASTELO

EMEIEF “MADALENA PISA” – CASTELO

EMEF “SANTA LUZIA” – CONCEIÇÃO DO CASTELO

EEEFM “PONTO DO ALTO” – DOMINGOS MARTINS

CMEIEF “CRISTINA PEIXOTO DO CARMO” – DORES DO RIO PRETO

CMEIEF “FUTURO BRILHANTE” – DORES DO RIO PRETO

eMEIEF “AGENOR DE SOUZA LE” - IBATIBA

EMEIEF “ADELAIDE RODRIGUES MOREIRA” – IBATIBA

EMEIEF “CLARICE CAMPOS LEMOS” - IBITIRAMA

EEEFM “OLAVO RODRIGUES DA COSTA” – IBITIRAMA

EMEIEF “VALDECY AFONSO MOREIRA” – IRUPI

EEEF “GRAUNA” - ITAPEMIRIM

EMEF “BARRA SECA DE PONTE NOVA” – JAGUARÉ

EM “PROFESSORA ADELINA LIRIO” – MANTENÓPOLIS

EMEF “LEOVEGILIA EMILIANO DA SILVA” – MUNIZ FREIRE

EMEIEF “SÃO VICENTE DE PAULO” – MUQUI

EMEIEF “REGINA ALVES DUTRA” – NOVA VENÉCIA

EMEIEF “LOURDES SCARDINI” – NOVA VENÉCIA

EEEFM “JANUARIO RIBEIRO” – PANCAS

EMEF “PROFESSOR GUEDES ALCOFORADO” – PEDRO CANÁRIO

EMEF “FELINTO DAMIÃO” – PEDRO CANÁRIO

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL “NOVA ESPERANÇA” – PIÚMA

EMEF “TIRADENTES” – RIO BANANAL

EMEF “JOÃO LAUVERS” – SANTA MARIA DE JETIBÁ

EMEIEF “SEBASTIÃO JOSE PIVETTA” – SANTA TERESA

EMEIEF “PATRIMONIO DE SANTO ANTONIO” – SÃO DOMINGOS DO NORTE

EMEF “PROFESSORA MARIA CELESTE TOREZANI STORCH” – SÃO GABRIEL DA PALHA

EMEF “BERTOLO MALACARNE” – SÃO GABRIEL DA PALHA

EM “ERCÍLIO CORDEIRO” – SÃO JOSÉ DO CALÇADO

EEEF “JUDITH LEÃO CASTELO RIBEIRO” - SERRA

EMEF “DJANIRA MARIA DE ARAÚJO” - SERRA

EEEFM “GETULIO PIMENTEL LOUREIRO” - SERRA

EEEFM “CAMPINHO” – SERRA

EMEF “ARARIBOIA” – VILA VALÉRIO

UMEF “ANTONIO PINTO RODRIGUES” – VILA VELHA

UMEF “MARIO CASA NOVA” – VILA VELHA

UMEF “JOSE ELIAS QUEIROZ” – VILA VELHA

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