07/11/2019 15h49

Escolas de Guaçuí se unem para realizar Mostra Cientifica

Durante a última sexta-feira (01), os estudantes apresentaram diversos trabalhos aos colegas de outras instituições de ensino.

Com o objetivo de valorizar o conhecimento interdisciplinar e oportunizar o intercâmbio de ideias, o Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Monsenhor Miguel de Sanctis, situado na cidade de Guaçuí, realizou a “II Mostra Cientifica Estudantil” do município. Durante a última sexta-feira (01), o CEEMT convidou as demais escolas da região para apresentarem seus trabalhos nas áreas de Ciências Naturais e Matemática.

Entre as convidadas, além de quatro escolas da Rede Municipal, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Antônio Carneiro Ribeiro, apresentou uma maquete de um “parque de diversões do conhecimento”. Os alunos aplicaram conceitos básicos de Física, Química, Matemática e Biologia para explicar as ações de movimento: eletricidade, magnetismo, gravidade e combustão.

Outros trabalhos de destaque apresentados na ocasião foram: um método de extração de óleo essencial de plantas, a explicação do formato das colmeias das abelhas, um minifoguete, além de diversos experimentos de Química e Física.

Para o diretor da CEEMTI, Aristhotelis Tadeu Tiradentes, a realização do projeto buscou mais do que reforçar o conteúdo trabalhado em sala de aula, visou a conexão entre as diferentes áreas do conhecimento, aproximando as disciplinas, estimulando a pesquisa e favorecendo a troca de experiências entre alunos de diferentes escolas.

“Nosso foco sempre esteve no desenvolvimento do protagonismo estudantil, ofertando a chance de o aluno ser não só receptor de conhecimento, mas também fonte deste conhecimento. Nesta segunda edição da Mostra foram apresentados trabalhos com fundamentação teórica, comprometimento e criatividade”, destacou o diretor.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043