Escolas de Rede Pública Estadual usam teatro como ferramenta pedagógica
A arte teatral tem se mostrado uma poderosa ferramenta pedagógica em diversas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Espírito Santo, promovendo o aprendizado e a reflexão crítica entre os alunos. Recentemente, duas importantes iniciativas trouxeram à tona temas sociais e culturais, ao mesmo tempo em que colocaram os estudantes como protagonistas de suas próprias histórias.
Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Emir de Macedo Gomes, situada no município de Linhares, um projeto liderado pelo professor de História, Humberto Rocha, apresentou a peça "Dança dos Símbolos", uma crítica às polarizações políticas no Brasil.
Por meio de uma narrativa que misturava humor e drama, a obra abordou temas como fake news, estereótipos políticos e guerras culturais, em que alunos encenaram a complexidade dos conflitos ideológicos que permeiam a sociedade, especialmente em tempos de eleições. “A apresentação não apenas despertou a consciência crítica dos estudantes, mas também os ajudou a desenvolver habilidades de oratória e a enfrentar o medo de falar em público”, destacou Humberto Rocha.
Já a EEEFM João Crisóstomo Belesa, localizada na cidade de Cariacica, trouxe uma releitura da obra "O Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna, sob a perspectiva da variação linguística e da representatividade.
O professor de Língua Portuguesa, Rovilson Santana, frisou que a apresentação foi realizada em um palco profissional e contou ainda com a participação de alunos de outras escolas, proporcionando um intercâmbio cultural enriquecedor. “O teatro escolar pode ser uma poderosa metodologia educacional, permitindo que os alunos desenvolvam uma compreensão mais profunda de temas sociais e culturais, além de promover o engajamento crítico e o trabalho colaborativo”, explicou Rovilson Santana.
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